- 01/07/2016
- Por: Fernanda Leão
Webinars como estratégia de marketing
Devido à alta concorrência, é importante procurar estratégias de marketing que gerem conversões. Os webinars são uma forma bacana de promover resultados positivos, quando bem trabalhados. Exploraremos o assunto abaixo, confira.
O que são webinars?
São palestras ou seminários ao vivo, transmitidos pela internet (inclusive pelas redes sociais). São apresentados geralmente por um especialista em determinado assunto, mas o profissional quase sempre está acompanhado por outras pessoas. Quando há mais gente, o assunto é guiado por um mediador.
O formato e a duração dos webinars variam, mas a premissa é que seja ao vivo, gerando senso de urgência. Ou seja, a inscrição precisa ser efetuada em determinado período.
Estratégia de marketing
É aí que a empresa ganha, afinal, com o cadastro ela pode gerar conversões. Por esse motivo, os webinars são excelentes estratégias de marketing. Porém, para tirar melhor proveito, é importante ser criterioso na montagem de formulários, pedindo os dados mais interessantes para a empresa.
Marketing de conteúdo
Como as pessoas se cadastram para receber informações relevantes a elas, é imprescindível que o conteúdo a ser desenvolvido nos webinars seja extremamente interessante, exclusivo e bem elaborado. Se não, o consumidor não se inscreve.
A maioria dos vídeos postados dessa forma é grátis, mas é preciso recrutar especialistas de qualidade para que haja muitos inscritos nos webinars. O profissional deve passar credibilidade, para que desperte a atenção dos usuários.
O formato dos webinars
Como já citamos acima, o formato e a duração de um vídeo pode variar, inclusive sendo apresentado por apenas uma pessoa. Você pode recrutar um profissional para apresentar slides (apenas exibindo sua voz), ou organizar um debate com até cinco pessoas, que serão visualizadas na tela.
O tema escolhido precisa ser muito interessante, para que seja possível associar positivamente a sua marca a ele.
Promoção de interação
Os webinars também são excelentes estratégias de marketing porque promovem interação com o consumidor. A qualquer momento, durante a transmissão do vídeo, os participantes inscritos podem enviar perguntas, que serão visualizadas pelo mediador.
Ele filtrará as questões e passará algumas para o profissional especialista respondê-las ao final da transmissão, também ao vivo.
Inbound Marketing
Os webinars podem colaborar muitíssimo para gerar conversões, conforme você já leu aqui. Isso acontece porque os vídeos serão visualizados apenas pelos inscritos. Se o material for de qualidade, o número de pessoas interessadas será grande e elas não se importarão de passar dados relevantes para a empresa.
Assim, a equipe de marketing terá informações valiosas sobre os consumidores, não se restringindo apenas a telefone e e-mail.
Então, é possível entender que os webinars são ótimas estratégias de marketing, especialmente pela simplicidade de trabalho e pelo longo alcance de consumidores.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00