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Você precisa estar nas redes sociais. Mas não em todas!
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  • 12/09/2017
  • Por: Fernanda Leão
Você precisa estar nas redes sociais. Mas não em todas!

Você precisa estar nas redes sociais. Mas não em todas!

Estar nas redes sociais é imprescindível para as empresas. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para garantir os bons resultados, e um deles será nosso assunto de hoje: não estar em todas elas.

Segmentação de público ideal

As redes sociais são a melhor estratégia para atingir o público de 18 a 25 anos, porque a maioria dos acessos é feita por essa faixa etária. Eles estão por dentro de tudo o que acontece, mas não costumam ler jornais ou assistir ao noticiário: fazem isso pelo dispositivo móvel, geralmente um smartphone.

Então, as redes sociais são uma forma de fazer segmentação para o público ideal, se a sua audiência é jovem.

Seleção de redes adequadas

Já que será feita a segmentação de público, para apostar em estratégias que o atrairão também será preciso fazer uma seleção de sites para divulgar seus métodos de marketing. Afinal, estar nas redes sociais é imprescindível, mas não em todas! É necessário investir naquelas que trarão os melhores resultados para a sua empresa.

O caminho de longe optado pela maioria das marcas é o Facebook. Afinal, há milhões de usuários cadastrados na rede criada por Mark Zuckerberg, com acesso fácil e muitas opções de publicação (textos, transmissões ao vivo, vídeos, imagens, etc.). Contudo, para ter bom alcance de público e garantir bons retornos, é importante também apostar no Facebook Ads e seus links patrocinados. Não é obrigatório, mas faz a diferença.

Entretanto, também há outras redes sociais interessantes para empresas investirem, como o Twitter (favorece a interação direta com o público); o Instagram (para quem quer apostar em imagens); o Pinterest (para expor trabalhos artísticos em grande quantidade); o LinkedIn (por conta dos debates internos); e o Youtube (para compartilhamento de vídeos).

Todas as redes sociais mencionadas acima podem fazer a diferença para o seu negócio, porque são extremamente populares em nosso país e auxiliam na promoção de engajamento com o consumidor.

Como fazer essa seleção?

O Facebook é uma rede essencial para as empresas, então é inegável que a sua deva se associar a ela. Porém, sobre as outras redes sociais onde sua empresa possa estar, você pode colocar os perfis no ar e fazer análises para identificar quais delas estão trazendo os resultados desejados.

Lembre-se de que esses resultados não são medidos por vendas, mas pelo engajamento com o público, redirecionamento ao site, aumento de tráfego, etc. As vendas são um reflexo disso!

É possível fazer a medição dos resultados pelo Facebook Insights ou o Google Analytics, entre outras ferramentas de fácil acesso na internet, para fazer um filtro e decidir o que deve ser mantido.

Mas realmente não posso estar em todas?

Rede social é sinônimo de comunidade. É preciso acompanhar o que acontece nas postagens, fazer atualizações constantes, preparar material de qualidade, promoções, sorteios, etc. Esse monitoramento ativo é elemento-chave para o sucesso, e não é possível estar em todas as redes sociais e fazer isso como deveria.

Por isso, aposte nas redes mais interessantes para o seu negócio e foque nelas, para que o consumidor se sinta único e especial. Isso é necessário.

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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