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Venda pelo Whatsapp sem ser chato
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  • 04/12/2018
  • Por: Fernanda Leão
Venda pelo Whatsapp sem ser chato

Venda pelo Whatsapp sem ser chato

Muitas pessoas até se interessam por produtos divulgados no seu Whatsapp, mas não os adquirem porque a empresa se torna chata, por vezes invasiva de sua privacidade. Se você acredita que cometeu esse pecado em suas divulgações de produtos, saiba como vender pelo Whatsapp sem ser chato e conquiste mais vendas.

 

Faça contato formal antes

 

Você adquiriu o contato do consumidor e sabe que é um número vinculado ao aplicativo Whatsapp. Contudo, recomendamos que primeiramente haja um contato formal, seja por telefone ou e-mail.

 

Apresente-se, dizendo seu nome e para que empresa você trabalha, que solução você oferece para o consumidor e diga que ele tem perfil para ser seu cliente. Faça isso de maneira fluida, sem forçar a comunicação.

 

Mais para frente, se o cliente der a deixa, envie uma mensagem pelo Whatsapp, mais informal, dizendo que em caso de dúvidas a pessoa pode entrar em contato com você por esse meio alternativo de comunicação também.

 

Analise a resposta do cliente

 

A resposta (ou a falta dela) do consumidor será o termômetro para suas próximas comunicações. Afinal, é o interesse que o prospect demonstrou em seu produto.

 

Se ele não responder, é porque ele não quis mais contato, já que a mensagem foi entregue e não depende de agendamento ou da presença do vendedor no escritório para que seja respondida.

 

Pergunte para o consumidor

 

Outra forma, alternativa ao envio de mensagens após o contato formal por telefone ou e-mail, é perguntar para o consumidor se você pode conversar com ele pelo Whatsapp. Afinal, a maioria das pessoas o considera um aplicativo estritamente pessoal, e muitas não gostam de receber ofertas de produtos, mesmo que sejam de seu interesse.

 

Portanto, quando fizer um cadastro ou receber como lead um telefone vinculado ao aplicativo, questione o consumidor se ele gostaria de ser contatado pelo Whatsapp. E respeite sua decisão!

 

Envie mensagens com moderação

 

Você recebeu autorização para envio de mensagens instantâneas, seja pela análise da resposta ou pelo questionamento aberto ao cliente. É hora de enviar mensagens, mas isto deve ser feito com moderação para não ser chato ou invadir a privacidade.

 

Ou seja, só encaminhe mensagens que tenham relação com sua marca, produtos e serviços, sempre pensando detalhadamente na ação.

 

Traga o cliente para seu aplicativo

 

Você também pode fazer o sistema inverso, ou seja, trazer o cliente para sua base de contatos do aplicativo, por iniciativa dele. Como? Divulgando o canal nas redes sociais, como forma de esclarecimento de dúvidas.

 

Nesse meio de comunicação, você pode trazer o efeito surpresa ao consumidor, utilizando emojis, gifs, vídeos curtos e áudios. Inove!

 

Outra forma de atrair o cliente para seu Whatsapp é informar a ele que serão divulgadas promoções imperdíveis exclusivas para cadastrados no aplicativo. Seja criativo!

 

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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