- 09/11/2021
- Por: Fernanda Leão

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing 4.0
Se você quiser saber tudo de marketing, precisa conhecer Philip Kotler! Ele é um guru nessa área, e criou um conceito chamado Marketing 4.0. Mas não se preocupe, nós explicaremos tudo em linguagem fácil e resumida. Vamos lá?
O que significa Marketing 4.0?
Hoje, quase não se fala mais em marketing tradicional, aquele que dominou nossas vidas antes da tecnologia. Porém, isso não quer dizer que essas estratégias devem ser abandonadas, que elas não prestam mais!
O Marketing 4.0 veio justamente como uma conexão entre as duas formas de marketing: offline e online. Essa junção se dá por três princípios, que são:
- a palavra-chave do Marketing 4.0 é a inclusão. Agora, a parte mais valorizada é a capacidade de uma marca incluir mercados;
- empresas e consumidores estão lado a lado; o fluxo de influência e inovação não é mais vertical;
- a experiência é a parte mais valorizada no Marketing 4.0, e não o consumo. Essa estratégia valoriza o relacionamento, a comunicação e o posicionamento das marcas.
Por que você deve adotar o Marketing 4.0
Após conhecer o significado de Marketing 4.0, você pode estar se perguntando: por que eu devo adotar esse método na minha empresa? A resposta é: por vários motivos!
As estratégias da empresa precisam estar alinhadas com os desejos do consumidor, porque a venda não é mais o foco, e sim o bom atendimento. Se você fizer isso, pode vender mais e melhor. Você as atendeu em seus desejos e necessidades, e as pessoas vão se lembrar disso quando precisarem do seu produto ou serviço.
Porém, para que isso aconteça, as empresas precisam adotar novos métodos de atendimento, desde a atração de clientes até a possível compra. Se não for assim, a concorrência vai conquistar todos os consumidores do mercado. Não se atende mais como há alguns anos, focando em si e não no cliente.
Como adotar o Marketing 4.0
Agora que você já sabe que é importante adotar o Marketing 4.0 em seu dia a dia na empresa, chegou a hora de aprender como fazer isso! Veja:
- torne sua marca humanizada: foque no relacionamento e nas necessidades das pessoas, tornando-se mais amigas do que ponto de compra e venda;
- ofereça um experiência omnichannel, isto é, diversas formas de se conectar, seja por redes sociais, blog, site, loja virtual, loja física, etc.;
- aposte, como sempre, no marketing de conteúdo, porque esse método continua muito certeiro. Ao fornecer aprendizado por conteúdos do seu segmento, você entrega valor e faz as pessoas entenderem que é a empresa ideal para resolver seus problemas e necessidades. Se você conseguir isso, ganhou o jogo, pois fidelizou o cliente.
A partir de agora, invista no Marketing 4.0 e veja como isso vai fazer a diferença!
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