- 28/07/2021
- Por: Fernanda Leão
Tudo o que você precisa saber sobre jornada de compra
Você já deve ter ouvido falar em jornada de compra, certo? Mas sabe como ela funciona, em detalhes? A seguir, você vai conhecer tudo sobre a jornada de compra do consumidor, o que pode influenciar positivamente os resultados de sua empresa.
O que é jornada de compra?
É o caminho que o potencial cliente percorre até adquirir o produto ou serviço. Vai desde saber que o item existe até fechar a venda, informando os dados para pagamento.
Para que todo esse processo se cumpra, são percorridos quatro passos:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão de compra.
O marketing digital e a jornada de compra
A jornada de compra possui estrita relação com o marketing digital, mais especificamente com o marketing de conteúdo.
Isso porque através de postagens em blog, site ou redes sociais você falará sobre o produto ou serviço para o consumidor, assim ele vai aprender e descobrir sobre determinados assuntos; no caso, do seu segmento de atuação.
Porém, você poderá perder o consumidor se for agressivo, se forçar a venda no começo da jornada. São quatro as etapas da jornada de compra, e tudo pode sair errado se você se apressar em vender.
É por isso que é tão importante conhecer a jornada de compra!
Aprendizado e descoberta
Nesta etapa, o consumidor não sabe que tem um problema ou necessidade, ou não sabe muito bem.
Ele ainda está despertando o seu interesse por determinado produto ou serviço, então é a sua chance de capturar a atenção para a próxima fase.
Reconhecimento do problema
Aqui, o consumidor se deparou com o problema ou necessidade em sua vida, e ele tende a buscar produtos ou serviços que resolvam a situação.
Ele já conheceu os seus itens, o seu segmento de atuação, e através do marketing de conteúdo você pode mostrar que entende as suas dores e que pode resolvê-las com o que você vende.
Consideração da solução
O consumidor tem um problema, e a sua empresa tem o possível solucionador. É hora de ele considerar se realmente você tem o poder de resolver o caso ou não!
Na consideração da solução, você deve mostrar um potencial mais agressivo em suas estratégias de conteúdo, como a criação de gatilhos mentais, especialmente o de urgência. Ele não pode deixar a resolução para depois!
Decisão de compra
Para finalizar, o cliente precisa de motivações para fechar a compra com sua empresa, é hora de você mostrar os diferenciais.
Por que é melhor comprar na sua empresa, e não no concorrente? Aponte frete grátis, promoção, pós-venda, etc.
Entender a jornada de compra pode colocar a sua empresa na frente. Você pode chegar aonde sempre quis!
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