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Storytelling como estratégia de marketing digital
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  • 14/05/2019
  • Por: Fernanda Leão
Storytelling como estratégia de marketing digital

Storytelling como estratégia de marketing digital

Você sabe o que significa storytelling? O termo americano pode servir como estratégia de marketing digital para sua empresa! Leia para saber como.

 

Envolvimento emocional com o público

 

Story, história; e telling, contar. Sendo assim, a estratégia de storytelling é uma mensagem que promove envolvimento emocional com o público por uma contação de história. Isto acontece porque é uma abordagem interessante, de conexão eficaz com os consumidores.

 

O storytelling pode ser uma ferramenta importante para o marketing digital porque desperta a atenção das pessoas, é uma estratégia inovadora e atrativa, ao contrário das tradicionais, que geram informação massiva, que anestesiam e desviam o foco do leitor.

 

A contação de história é única e real, algo que penetra na mente do consumidor, em uma parte do seu cérebro que facilita a compreensão do conteúdo. Porém, não só isto, ela ativa gatilhos emocionais, fazendo com que o público se identifique com o que está sendo contado.

 

Se ele se conectar ao que foi dito na história, também se conecta com a solução proposta por sua empresa, assim é influenciado pelo seu poder de decisão ordenado na chamada para ação. O final da história são mais chances de conversão para sua empresa.

 

Como fazer um bom storytelling

 

Você já sabe que é importante fazer storytelling porque é uma estratégia inovadora, que envolve as emoções das pessoas e pode gerar mais vendas para sua companhia. As dicas abaixo se referem a como fazer isso, para produzir bons resultados.

 

Toda história precisa ter começo, meio e fim. Portanto, não se esqueça de seguir este padrão: inicie a história, desenvolva-a e apresente uma conclusão. Você começará a história normalmente, mas apresentará um problema ou dificuldade.

 

Nessa etapa, conquiste a audiência, fazendo com que ela se envolva emocionalmente, que torça para que seja resolvido o obstáculo. Sendo assim, aja sempre com empatia com o público, fazendo com que ele se identifique com o personagem principal.

 

O passo seguinte é apresentar o final feliz, revelando como ele aconteceu. Sempre exiba ensinamentos em seu storytelling, promova reflexão. Inspire e motive sua audiência! A boa comunicação manterá seu público envolvido com a história, e servirá de motivação para fazer o mesmo que seu personagem.

Esse envolvimento não precisa ser feito somente com palavras, mas também com imagens, vídeos, desenvolvimento de outros sentidos. Gerar envolvimento é fundamental para um bom storytelling, pois é ele que garante os bons resultados!

 

Para finalizar as dicas, não conte uma história longa. Como dissemos, ela precisa ser única e real, e não desviar o foco do consumidor para outros assuntos. E ao encerrar a história, disponibilize uma chamada para ação, para que ele faça o mesmo.

 

Se você seguir os passos que sugerimos, as chances de fazer marketing de sucesso com storytelling são grandes!

 

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