- 02/05/2018
- Por: Fernanda Leão
Remarketing: o que é e como usar
Por mais que seja muito comum chamar o “remarketing” de “retargeting”, é preciso entender o seguinte: esses dois processos não significam a mesma coisa e sua utilização é completamente diferente.
O fato é que o retargeting é um subconjunto do remarketing. Enquanto o retargeting foca no tráfego da web, o remarketing limita-se a e-mails, por exemplo.
O remarketing é relativamente muito novo e, por isso, vem causando todo o tipo de dúvida, principalmente depois que a google começou a utiliza-lo. Mas, o objetivo do remarketing é bem claro: aumentar a taxa de conversão, ou seja, a venda.
Como posso usar o remarketing ao meu favor?
O remarketing não só trabalha com retargeting, mas com o mundo offline, telefones, os e-mails – como já dissemos aqui – e claro, as redes sociais. O retargeting acaba sendo o foco porque é capaz de identificar taxas de que um usuário esteve no seu site e, por ventura, migrou para um site concorrente.
Mas, de modo geral, você pode usar o remarketing assim:
- Offline: faça cartazes chamativos com um design bem elaborado e deixe-os em pontos estratégicos (os famosos outdoors). Mesmo que seu cliente não queira seu serviço, sempre que ele passar por determinado lugar vai lembrar que ele existe ou indica-lo a alguém.
- Telefones: se você já ligou para um canal de televendas, saiba que esse canal possui seu número e pode te ligar acerca de algo novo ou simplesmente mandar uma mensagem. Essa tática é bem aceita, principalmente quando falamos em SMS.
- E-mails: como o canal de e-mails é relativamente muito novo e merece um certo tipo de cuidado para não ser classificado como spam, a maioria dos empreendedores oferecem cupons de desconto de seus produtos ou simplesmente informam seus clientes das novidades após a compra, via e-mail. Mas, é possível “fisgar” tráfego e clientela através das iscas digitais que são enviadas via e-mail. Depois de conseguir essa informação do seu cliente, que tal aproveita-la bem e condiciona-lo a ficar cada vez mais no seu site para ler ou ver algo interessante?
- Redes sociais: de modo geral, a maioria das pessoas que curtem sua página no facebook ou te seguem no instagram são capazes de ver suas atualizações. Assim, manter suas redes sempre atualizadas de forma dinâmica é essencial para cativar o cliente e condiciona-lo às compras. Mas, essas redes vêm sofrendo diversas alterações de teste para melhorar a vivência do usuário, oque – em alguns casos – prejudica parcialmente seu tráfego. Assim sendo, apostar em anúncios pagos pode ser uma boa opção.
- Retargeting: por fim, chegamos em um ponto em um pouco confuso. O retargeting é utilizado para que você volte a interagir com visitantes em seu site: o que ele faz é instalar um cookie invisível dentro do browser do visitante para que as informações deles fiquem disponíveis pra você (Google Analytics, Facebook ou Twitter), permitindo que você vincule anúncios para aqueles que estiverem no seu site ou migrarem para o concorrente.
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