- 01/07/2020
- Por: Fernanda Leão

A suspensão do recebimento de pagamentos diretamente pelo WhatsApp
Em 15 de junho foi liberada mais uma funcionalidade do WhatsApp: o recebimento de pagamentos diretamente pelo aplicativo de mensagens instantâneas. Porém, alguns dias depois, em 24 do mesmo mês, foi suspenso esse recurso integralmente em nosso país. Você sabe por quê? Conheça o motivo a seguir.
Suspensão poucos dias depois da liberação
Apenas nove dias após a liberação do recurso que permitia transferências e pagamentos diretamente pelo WhatsApp houve a suspensão integral da funcionalidade. As instituições que bloquearam as operações financeiras foram o Banco do Brasil e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Essa suspensão ocorreu porque assim o Banco Central pode controlar e avaliar os riscos dessa operação, viabilizando no futuro o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SIB). O CADE pediu a suspensão porque acredita que o serviço traz potenciais riscos para a concorrência.
Se o serviço estivesse disponível, o Brasil seria o primeiro país a receber essa atualização do WhatsApp, que permite a transferência e o pagamento de valores pelo aplicativo, por meio de cartões cadastrados. Porém, seria apenas válido para o WhatsApp Business, a versão para negócios.
O que diz o Banco Central
Conforme citamos, o CADE acredita que o serviço pode trazer potenciais riscos para a concorrência. Contudo, segundo o Banco Central, a disponibilização futura do envio e recebimento de valores pelo aplicativo preservará um ambiente adequadamente competitivo, em um sistema seguro, rápido, transparente, aberto e barato.
A mesma instituição financeira alega que, se não houvesse a interrupção vigente a partir do dia 24 de junho, isto é, se não houvesse a descontinuidade do serviço para análise da instituição reguladora, a transferência de valores poderia gerar danos irreparáveis ao SIB no que se refere à competição, eficiência e privacidade dos dados.
Mitigação dos riscos à concorrência
Voltando ao assunto da concorrência, um dos principais motivos para a suspensão da operação, explicaremos o que ocorreu, para que você possa entender melhor a situação.
A funcionalidade de pagamentos pelo WhatsApp Business surgiu por meio de uma parceria entre o Facebook (do mesmo grupo do WhatsApp) e a Cielo, administradora de cartões de crédito. A Cielo possui um gigantesco número de credenciamento de transações financeiras, enquanto Facebook e WhatsApp têm milhões de usuários em nosso país. Qual é o problema?
Para o CADE, essa parceria poderia causar uma competição desigual de outras empresas no setor, como as concorrentes da Cielo: Visa e Mastercard.
Suspensão por tempo indeterminado
A suspensão dos pagamentos diretamente pelo WhatsApp acontece por tempo indeterminado, até que o Banco Central possa avaliar os potenciais riscos da funcionalidade. Sendo assim, por enquanto não há mais o recurso no aplicativo de mensagens instantâneas, nem se sabe quando haverá.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
