Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Quer empreender na internet? Saiba escolher o nicho

Quer empreender na internet? Saiba escolher o nicho

Para empreender na internet, é necessário começar pela seleção do nicho de mercado. Conheça nossas sugestões para escolher o nicho abaixo.

O que é nicho?

É uma parte do mercado, com características e necessidades específicas.  A definição do nicho é algo delicado, que deve ser feito com atenção, pois alguns são altamente lucrativos e podem fazer toda a diferença no sucesso de seu empreendimento.

Para que isso se torne realidade, o ideal é você escolher o nicho que tenha pouca concorrência, com segmentos pouco explorados por outros empreendedores. Mas isso não é tudo: o que importa mesmo é ter um diferencial.

Novos caminhos para o sucesso

Quando um nicho diferente é explorado, novos caminhos podem ser traçados. Assim, a vantagem competitiva já sai na frente, porque você até então quase não possui concorrentes. Melhor ainda se não houver concorrência! Se isso acontecer, será mais fácil expandir seu negócio.

Mas como faço a escolha do nicho?

Em primeiro lugar, escolha a área de atuação. Digamos que você queira trabalhar com vestuário. O nicho de mercado pode ser moda evangélica, por exemplo. O passo seguinte é a segmentação, que poderá ser algo não atendido (ou pouco atendido) nesse público, como moda evangélica para moças.

Para escolher o nicho de mercado, se pergunte: quem vai utilizar o meu produto? E mais: o que essa pessoa irá utilizar? Essas duas respostas nortearão a sua definição, e a sua lucratividade poderá depender também dessa conclusão, pois houve uma seleção específica e completa do nicho e da segmentação.

Se você optar por um nicho pouco explorado, ou até sem concorrência, é preciso ainda refletir sobre a demanda. Será que você terá sucesso ao confeccionar roupas para jovens evangélicas? Seu faturamento dependerá da necessidade de mercado.

Insucessos relacionados à escolha

Porém, como citamos anteriormente, a definição desses fatores pode ocasionar sucesso ou insucesso no seu empreendimento. Por ser algo que exige dedicação, antes de escolher o nicho, leve em conta outros quesitos:

  • Procure uma área de atuação de que você goste, incluindo nicho e segmentação nessa escolha. Se você não possui interesse por moda, muito menos por roupas evangélicas, não conseguirá lidar com esse empreendimento todos os dias, e será complicado convencer moças a comprar um item no qual você não acredita;
  • Não se apegue somente ao faturamento, é preciso apostar em algo que você crê, focando na criação do seu negócio;
  • Se você não quiser investir em um nicho novo ou pouco explorado, procure não escolher algo já bastante disputado. Será mais do mesmo;
  • Conheça seu público-alvo, suas características pessoais, de consumo, onde costumam comprar seus itens de interesse, etc. Seu sucesso dependerá de quem compra o seu produto, então é imprescindível que as necessidades dessas pessoas sejam atendidas, ou seja, que você resolva os seus problemas. Esse passo é fundamental para o seu empreendimento!

O assunto é vasto e poderia ser muito mais explorado, mas, com essas sugestões já é possível escolher o nicho de mercado para o seu negócio. 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site