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Quatro Ps do marketing completam 60 anos
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  • 14/01/2020
  • Por: Fernanda Leão
Quatro Ps do marketing completam 60 anos

Quatro Ps do marketing completam 60 anos

O que são os quatro P’s do marketing

 

A estratégia quatro P’s do marketing é atemporal. Sendo assim, apesar de ter sido lançada lá em 1960, ela ainda é superatual, e pode trazer bons resultados para a sua empresa.

 

Também é conhecida como mix de marketing ou composto de marketing, e significa preço, produto, promoção e praça. Foi um termo lançado pelo professor Jerome McCarthy em seu livro intitulado Basic Marketing, e ganhou bastante força quando recebeu apoio e divulgação do papa do marketing, Philip Kotler.

 

Por que os quatro P’s do marketing são importantes?

 

Como é que um conceito de marketing pode durar tanto tempo, se esse segmento muda constantemente?

 

É porque quando você consegue colocar os quatro P’s em equilíbrio na sua empresa, ela tende a crescer cada vez mais, e conquistar cada vez mais público. Ou seja: é preciso colocar o produto certo no lugar certo, ao preço certo, no momento certo.

 

Vamos separar os quatro P’s do marketing em tópicos, para melhor entendimento sobre eles. Acompanhe.

 

Produto

 

Para vender um item, é preciso ter pessoas que se interessam por ele. Ou seja, é fundamental conhecer seu público para atender a sua procura, as suas necessidades e desejos.

 

O produto precisa ser relevante para o consumidor, precisa resolver suas dores e vontades.

 

Preço

 

Você até pode oferecer algo que o público deseja, mas ele só será adquirido por quem estiver disposto a pagar aquele preço.

 

Isto é, se a precificação não for justa para ambos os lados, a negociação do produto não acontece. Você precisa vender dentro da margem de lucro, mas a preço interessante ao consumidor.

 

Praça

 

Praça significa tornar o produto acessível ao público. Está relacionada à proximidade entre o produto e o usuário, para facilitar a aquisição. Na frase de efeito, é o lugar certo.

 

Você pode resolver a questão da distância com frete grátis, por exemplo, se o produto está em um município distante do consumidor. Facilite a logística ou dê vantagens para compensar a entrega não imediata.

 

Promoção

 

Chegamos ao último P, de promoção. O preço está bom, o produto está acessível e é atraente ao consumidor, o que falta? Você promover o item, para a pessoa conhecê-lo.

 

Ou seja, a promoção está relacionada à divulgação, e não a descontos no preço. Afinal, você já colocou o produto no preço certo, basta fazer as pessoas conhecerem o item.

 

Aqui entram as suas estratégias de marketing, como postagem de conteúdo em blog/site, remarketing, publicação em redes sociais, e assim por diante.

 

Os quatro P’s do marketing são uma estratégia de sucesso há 60 anos. Estude formas de aproveitá-la em sua empresa!

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