- 11/04/2018
- Por: Fernanda Leão
Quando uma agência é melhor que um departamento interno de marketing?
As atividades principais de um departamento interno de marketing não giram apenas em torno de ligar-se às vendas, diferentemente do que muitos empreendedores imaginam. Eles ainda:
- Realizam o planejamento da comunicação da empresa;
- Fazem análise de mercado;
- Fazem análise dos concorrentes;
- Pesquisam sobre a satisfação dos clientes e são responsáveis pela separação das críticas construtivas;
- Gerenciam a equipe de maneira satisfatória;
- Avaliam e analisam os resultados de campanhas de marketing;
- Apresentam relatórios eficientes à diretoria;
- São responsáveis pela seleção de terceiros para auxiliar diretamente nos projetos vigentes, como agências de publicidade, por exemplo.
Basta apenas uma pequena olhada nessa lista para saber que o departamento interno de marketing tem foco em melhorias na empresa, não divulgações externas de planejamento e execução digital.
Por esse motivo, se seu objetivo é melhor posicionar-se no mercado, adquirir novos clientes ou estreitar suas relações com os mais antigos, uma agência especializada no assunto pode ser o ideal.
Quando contratar uma Agência de Marketing Digital?
Com o aumento da concorrência e da necessidade de prospecção de novos clientes a nível digital, o suporte das agências de marketing digital foi se tornando essencial para fornecer aos empreendedores um toque “diferencial” no negócio.
Dentre seus principais serviços, os que mais se destacam e são melhores votados e solicitados são:
- Planejamento estratégico digital;
- Gestão de campanhas online;
- Gerenciamento e produção de conteúdo online (todas as mídias);
- Produção de peças digitais (incluindo iscas digitais como ebooks, por exemplo);
- Análise e geração de relatórios para o contratante;
- Corpo de funcionários eficientes que conta com analistas em SEO e SEM, desenvolvedores, designers e até mesmo gerentes de marketing digital.
- Desenvolvimento de soluções para a web (seja para melhorar tráfego orgânico ou simplesmente ampliar as resoluções do contratante);
- Recursos próprios de cada empresa que oferece seu diferencial.
Por esses e tantos outros motivos, muitas vezes a equipe do departamento interno de marketing não está apta para desempenhar essas mesmas funções ou não conta com profissionais especialistas na área para um melhor feedback.
Qual é o melhor para o meu negócio? A agência ou o departamento interno?
Na verdade, tudo isso vai depender do tipo de negócio que você trabalha. Se você oferece soluções ou precisa de uma melhor gestão de conteúdo digital, talvez a agência de marketing seja melhor para você.
Mas, se você busca realizar melhorias internas na sua empresa antes de divulgá-la, o departamento interno pode ser a melhor solução. Afinal, ao fazer um pequeno comparativo sobre suas atribuições e principais atividades, a decisão se torna um pouco mais simples.
No mais, entenda que as duas entidades são parecidas em nome, mas são completamente diferentes. Assim como a agência não consegue fazer o papel do departamento interno por não haver vivência em área e nem especialização, o departamento interno não consegue fazer o trabalho da agência por estar mais do que atolado em trabalho e focado em melhorias.
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