Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Qual o tempo ideal para o vídeo de sua empresa?

Qual o tempo ideal para o vídeo de sua empresa?

Vídeos institucionais, quando bem elaborados, já se mostraram eficientes para gerar resultados. Porém, a duração é um quesito importante, que interfere na visualização. Qual o tempo ideal para o vídeo de sua empresa? Descubra.

O tipo de vídeo

Geralmente se fala em vídeos curtos para exibição, mas o tipo de clipe interferirá na duração. Ou seja:

  • Para fins publicitários, deve chamar a atenção em pouquíssimo tempo;
  • Tutoriais podem ser mais longos, porque exige o passo o passo para entendimento;
  • Vídeos com depoimentos também podem ser um pouco mais duradouros, contudo não devem se estender muito;
  • Em treinamentos utilizam-se vídeos também mais longos, pois há necessidade de deixar a equipe alinhada e comprometida.

Local de publicação

O tempo ideal de vídeo também depende do local onde ele será publicado. Se for em blog ou redes sociais, geralmente se pedem postagens mais curtas. Em alguns casos, como o Instagram, o tempo limite é de um minuto. Na televisão, de 15 a 30 segundos.

O caso de videomarketing

Todavia, como acreditamos que a sua pergunta se refira a um videomarketing, iremos nos ater a essa estratégia para definir o tempo adequado de duração.

Muitas empresas pecam ao gravar vídeos muito longos, mas a duração deve ser correspondente à utilidade do clipe. Iremos explorar cada parte, e no final você saberá quanto tempo ele poderá conter, para atingir seus objetivos.

O início do vídeo

É no começo do clipe que a pessoa decide se continuará ou não a assisti-lo (os primeiros 2%). A desistência é maior quando o vídeo é longo, em comparação a períodos curtos.

Isto é, em vídeos de 5 a 10 minutos, há 17% de abandono. Pelo contrário, quando a duração é de 1 a 2 minutos, a taxa de desistência diminui para 5%.

O meio do vídeo

Deve corresponder a 96% do conteúdo, onde o produto será exibido em detalhes. É claro que ele precisa ser interessante, para que a pessoa continue a vê-lo, então edições mais ágeis são mais convidativas.

Para não desmotivar a audiência, pense em como entretê-la da melhor maneira possível, talvez intercalando funcionamento, depoimentos, etc.

O fim do vídeo

O final do clipe corresponde a 2% do tempo total de exibição. É preciso ter cuidado porque muitas pessoas abandonam o vídeo achando que já viram tudo o que havia para ser visto.

Então, é bastante interessante aguçar a curiosidade do público, fazendo com que ele assista os segundos finais da apresentação.

A duração adequada é de...

Vídeos curtos são mais interessantes, como você já percebeu, pois os primeiros dez segundos são essenciais para que a audiência não feche a janela de exibição. Porém, não se pode limitar uma quantidade de minutos, até porque isso vai depender de onde a publicação será feita e também da sua finalidade.

Entretanto, para respondermos à pergunta do título, vamos lá:

  • O tempo ideal de vídeo para gerar muitos compartilhamentos é de 15 segundos. As estatísticas são 37% superiores;
  • O tempo médio dos vídeos mais vistos no Youtube fica entre 31 e 120 segundos.

Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site