- 04/04/2018
- Por: Fernanda Leão
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Se você pretende criar, lançar ou mesmo divulgar um produto, vai se deparar com problemas de definição em relação ao público-alvo e a persona. Muitas empresas tendem a confundir ou mesmo unir estes dois conceitos num só, o que é bem errado.
Se você não consegue distinguir uma coisa da outra, saiba que talvez seja por isso que seu marketing não esteja dando certo. É necessário considerar diferentes variáveis para cada caso e criar estratégias baseadas nisso.
Público-alvo x Persona
O público-alvo é uma definição demográfica e socioeconômica de determinada população ou indivíduo que vai consumir o seu produto. Com ele, teremos informações de:
- Gênero;
- Estado Civil;
- Formação;
- Hábitos de compra;
- Idade;
- Profissão; e
- Região.
Esse costuma ser o primeiro passo numa campanha de marketing e acaba sendo muito útil na hora de estudar o mercado, criar o produto, precificar e definir de campanhas de divulgação.
Diferentemente do público-alvo, a persona – também conhecida como “compradora” ou “buyer” – é um perfil mais detalhado ainda do tipo de consumidor que você quer chamar a atenção.
Para identificar seu público-alvo é necessário saber o que exatamente você pretende ou oferece, onde estão localizadas as pessoas que usufruirão do seu produto, gênero e idade alvo, renda e frequência do consumo do produto.]
A partir do que já foi abordado pelos critérios do público-alvo, a persona vai mais afundo e cria um personagem fictício onde, comumente, são encontrados os seguintes detalhes:
- Nome fictício;
- Breve histórico da vida e dia a dia;
- Profissão;
- Hábitos de compra;
- Redes sociais favoritas;
- Hobbies;
- Valores;
- Dúvidas; e
- Ambições;
Além de oferecer um direcionamento mais preciso, a persona se torna “amiga” da equipe de marketing e guia todas as suas decisões ao fornecer informações e insightspara melhorar os resultados e aumentar os objetivos ao:
- Melhorar a comunicação: a partir da definição de uma persona, a equipe não precisa repetir os mesmos dados várias vezes. Apenas citam o nome da persona e a comunicação já se estabelece.
- Direcionar todo o projeto: a partir da persona é possível identificar o melhor meio de comunicação para atingir o objetivo de venda e investir, quais redes sociais focar, como montar o melhor conteúdo direcionado àquele público, quais palavras-chave perseguir, os melhores momentos de oferta do produto, como chegar à fidelidade do cliente e gerar oportunidades de upsell e crosssell.
Criar uma persona é um pouco difícil e, diferente do que se pensa, ela não pode ser criada e baseada no achismo de “como seria se alguém fosse assim”. Muitas empresas recorrem às pesquisas de mercado para atender a um público que dê atenção ao que se vende.
Para criar uma persona é necessário cogitar quem é o seu potencial cliente, quais são suas atividades mais frequentes, o que ele espera do produto – mesmo que não seja uma opinião muito boa – e quais tipos de informação ele procura, no mínimo.
Ambos são importantes em diferentes etapas do marketing e devem ser realizados em conjunto, para que você possa atingir com eficácia seus objetivos.
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