- 10/08/2016
- Por: Fernanda Leão
Quais problemas podem ser resolvidos com a integração de vendas e marketing?
Existem dois setores que devem estar interligados dentro de uma empresa. Abaixo você conhecerá por que a integração de vendas e marketing é fundamental, especialmente para resolução de problemas.
Sintonia entre os setores
A falta de sintonia entre os setores é um dos problemas resolvidos quando as equipes de marketing e vendas trabalham integradas. Ao perceber que as ações de um grupo interferem nos resultados do outro, todos trabalham para um bem comum: a conversão de clientes.
Melhoria do tempo
Quando há integração de vendas e marketing na empresa, percebe-se melhoria do tempo e prevenção do desperdício. Isto acontece porque as informações são compartilhadas com ambas as equipes e não há necessidade de perder tempo em busca de dados para trabalhar.
Com esse ganho de agilidade, os profissionais conseguem mais tempo para promover suas campanhas de conversão.
Centralização da informação
Outro problema imediatamente resolvido quando se consegue integrar as equipes de vendas e marketing é a falta de centralização da informação. Assim, os dados são compartilhados por todos os profissionais dos setores, podendo-se trabalhar melhor na abordagem de clientes, pois se conhece mais o comportamento do consumidor.
Entrega de bons leads
As empresas conseguem leads com facilidade, mas, muitas vezes não são bons leads. E a equipe de vendas perde tempo quando foca nesses clientes, deixando de trabalhar naquele lead que pode alavancar seus resultados.
Porém, se houver integração de vendas e marketing, a segunda equipe constatará os melhores leads, ou seja, aqueles que poderão gerar conversões, e os passará para a equipe de vendas. Com isso, as chances de fechar negócios aumentam.
Melhora na comunicação
Se um setor importante para a empresa trabalha de maneira isolada, as informações que os outros setores receberão parecerão um telefone sem fio: ficam soltas e prejudicadas. Contudo, se os profissionais de vendas e marketing trabalharem juntos, há perceptível melhora na comunicação.
O alinhamento de informações é crucial, pois toda a empresa precisa falar a mesma língua. Ou seja, a persona precisa ser a mesma para todos os setores, todos devem concordar sobre um lead ser bom ou ruim e também devem entender quais são as etapas para um processo comercial. Assim, se entenderão e poderão trocar ideias interessantes.
Definição de metas
Quando há integração de vendas e marketing, outro problema resolvido se refere à indefinição de metas. É preciso que as métricas sejam transparentes e claras para todos os colaboradores da empresa, para que todos saibam quais os objetivos precisam ser atingidos.
Como você pode perceber, é imprescindível que os integrantes dessas equipes trabalhem conectados, pois haverá maior engajamento, facilitando o cumprimento de metas. E todos ganham com isso.
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