- 22/03/2017
- Por: Fernanda Leão
Quais os significados de SMM, SEM, SMO e SEO?
Algumas siglas são bem conhecidas no segmento de marketing digital, como SMM, SEM, SMO e SEO. Você sabe os significados das abreviaturas? Conhece o que cada uma quer dizer? Se não, leia o artigo abaixo.
O que é SMM?
A sigla americana quer dizer Social Media Marketing, ou Marketing de Mídias Sociais. Os responsáveis por essa área têm como função elaborar estratégias de marketing para as mídias sociais, lançando mão especialmente da criação de conteúdo para despertar a atenção do leitor. Assim pode ser criado engajamento e compartilhamento de informações.
É um reforço do SEM, que será explorado logo abaixo, pois é o setor que trabalhará as estratégias que promoverão o engajamento desejado.
O que é SEM?
Também abreviado do inglês, SEM quer dizer SearchEngine Marketing. Ou seja, Marketing para Ferramentas de Busca. A estratégia quer dizer um conjunto de ações que, quando tomadas, aumentam a visibilidade de um conteúdo da página em sites de busca.
Existem várias formas de se beneficiar com o SEM, por exemplo o SEO, que será explorado abaixo no texto, e os links patrocinados. Quando um link é patrocinado, a empresa paga para que ele apareça como primeira opção no buscador.
Para isso, utilizam-se campanhas, em parceria com o Google Adwords. Configura-se a segmentação e o custo é baseado em cliques, isto é, a empresa só arcará com os custos se houverem cliques, pagando ao Google pela quantidade deles.
O que é SMO?
Social Media Optimization é a descrição da abreviatura mencionada acima, que em português quer dizer Otimização para Mídias Sociais. Semelhante ao SEO, que será mencionado logo abaixo, essa estratégia tem como objetivo otimizar especificamente as mídias sociais, aumentando a quantidade de visitantes únicos, tornando o conteúdo publicado mais atrativo para compartilhamentos, proporcionando a interação com os usuários, facilitando o engajamento, etc.
O intuito é aumentar o número de curtidas, compartilhamentos e comentários na página de redes sociais, estimulando a interação e promovendo-a por comunicação aumentada. Se ela for estreita, é possível manter um diálogo favorável com o cliente.
O que é SEO?
Para finalizar, vamos explorar a abreviatura mais conhecida, até o momento, dentro do segmento de marketing digital. SEO quer dizer SearchEngineOptimization, ou seja, Otimização para Sites de Busca.
Ela se difere da otimização mencionada acima porque engloba todas as páginas de busca, não se especifica nas redes sociais. Assim, visa-se o melhor ranqueamento de um site no buscador, baseando-se em uma série de quesitos. O ideal é que a página seja a primeira a aparecer nos motores de busca, mas estar entre as melhores colocações já é bastante importante.
O SEO é fundamental porque traz visitas qualificadas ao site. Eles digitaram um termo no buscador e visitaram a sua página, então a chance de conversão é grande e isso também proporciona manutenção da posição no ranking, ou até melhora.
Estratégias do marketing digital
Como você pôde perceber, todas essas siglas são estratégias do marketing digital, para sites ou redes sociais, visando engajamento, conversão e relação estreita com o consumidor. É hora de estudar as suas ferramentas.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00