- 07/02/2017
- Por: Fernanda Leão
Quais as diferenças entre marketing, publicidade e propaganda
Você sabe a diferença entre marketing, publicidade e propaganda? Conhecê-las pode refletir diretamente na diminuição da taxa de rejeição, pois sua empresa pode ser impulsionada por pequenos detalhes, aumentando a conversão. Veja no que os segmentos se diferem.
O que é marketing?
Para saber as diferenças, é importante conhecer o significado de cada um dos ramos explorados neste artigo. Marketing é o pai da publicidade e propaganda, pois engloba todas as formas de comunicação.
Isto é, marketing significa processo de criação, comunicação e entrega de algo que tenha valor para a sociedade. Investir em marketing é uma atividade fundamental para empresas que desejam crescer.
O que é publicidade?
A publicidade é tornar pública uma ideia ou conceito, visando sua aceitação pela população. Ela é toda comunicação não paga, feita de forma espontânea, como boca a boca. As empresas podem se beneficiar dessa estratégia de diversas maneiras, desde que haja planejamento e ações que visem bons resultados.
O que é propaganda?
A propaganda está relacionadamente oposta à publicidade, pois é a forma de tornar uma ideia pública, mas de forma paga. Ela se utiliza dos meios de comunicação em massa, dos links patrocinados, de outdoors, etc.
Áreas ligadas, mas com diferenças
Como você pôde perceber, marketing, publicidade e propaganda são ambas áreas da comunicação e elas possuem ligação entre si, mas também há diferenças. Uma depende da outra, porém cada uma tem suas funções.
O marketing decide o que será feito para promover um produto ou serviço, enquanto a publicidade torna a ideia popular e a propaganda estimula a população a comprar o que foi divulgado.
A propaganda é um produto do marketing, a publicidade é a estratégia de criar formatos para a propaganda ecoar. Uma afeta a outra, então todas devem ser trabalhadas simultaneamente.
Nosso conceito
Diante dessa explicação, podemos simplificar os conceitos dizendo que marketing é uma análise do comportamento do consumidor, lançando mão de estratégias para descobrir as necessidades e os desejos da população.
Sabendo do que o público precisa ou deseja, a publicidade procura influenciar as pessoas a comprarem esses produtos ou utilizar os serviços, atraindo-os para aquisição de itens.
Isso também acontece na propaganda, porém nesse caso os meios para veiculação das estratégias para despertar interesse são os pagos, não o boca a boca praticado na publicidade, por exemplo.
Marketing empresarial é imprescindível
Em tempos de economia, muitas empresas desejam diminuir a taxa de rejeição ao mesmo tempo em que cortam custos, mas isso é feito de maneira inadequada quando se reduzem investimentos no marketing empresarial.
O equívoco acontece justamente porque em momentos de crise o negócio precisa ser amplamente divulgado, tanto por publicidade quanto por propaganda, tornando a marca visada pelo público e aumentando as chances de venda.
Começo, meio e fim
Todas as empresas precisam praticar estratégias de marketing, publicidade e propaganda, pois elas representam começo, meio e fim. O marketing é o começo, quando se estuda o comportamento do consumidor.
A publicidade e a propaganda representam o meio e as pessoas satisfeitas pela aquisição de um produto ou serviço são o fim do ciclo de vendas.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00