- 12/02/2019
- Por: Fernanda Leão
Princípios de sucesso no atendimento ao cliente
Atender bem é uma estratégia fundamental de empresas de sucesso, pois muitas vezes o consumidor opta pelo bom atendimento, mesmo que a concorrência venda o produto ou serviço por preço um pouco mais elevado. Sendo assim, o atendimento pode ser o diferencial de sua empresa. Leia abaixo para conhecer princípios de sucesso no atendimento ao cliente.
Tom e linguagem da empresa
As pessoas detestam linguagem robótica, automática. É necessário apostar em interações personalizadas, que mostram que a empresa está realmente interessada no consumidor.
O tom de voz deve ser apropriado à situação do cliente, ou seja, não pode ser alegre em um atendimento de reclamação, e em hipótese alguma deve ser alterado, pois o respeito é imprescindível.
Autonomia para resolução de problemas
O sucesso no atendimento ao cliente também preza pela rapidez na resolução de problemas. O consumidor espera ter seu problema resolvido naquele contato, e não em data posterior.
A burocracia é um erro comum no atendimento e gera bastante frustração, salvo em situações onde realmente não se pode resolver o caso naquele contato.
Personalização é palavra-chave
Todo mundo gosta de ser chamado pelo nome, de ser bem atendido, sem atendentes que parecem robôs, que falam como uma gravação.
Sendo assim, aposte no atendimento ao cliente de forma personalizada, atentando-se ao seu modo de contato preferido, ao seu histórico de compras e de interações, bem como às suas características.
Assumir erros é fundamental
Todos nós erramos, então com sua empresa, com seus funcionários, não é diferente. Treine sua equipe para assumir erros e pedir desculpas sempre que a situação exigir, com humildade e sem colocar a culpa em outros fatores.
Clientes reconhecem as desculpas sinceras de empresas, e não deixam de comprar por conta de um erro, se ele foi resolvido de forma satisfatória. Portanto, não ignore alguma situação inadequada, sempre assuma o erro cometido por seu negócio.
Métricas de satisfação são infalíveis
Estratégias de medição do marketing digital são infalíveis para conhecer o nível de satisfação do cliente. Deste modo, tenha-as como aliadas da sua empresa!
É possível pedir avaliação em todas as formas de comunicação, seja via redes sociais, e-mail, telefone ou blog/site, por exemplo.
Tempo de resposta é avaliador de sucesso
Quando alguém entra em contato com uma empresa, deseja ser atendido rapidamente. Portanto, o tempo de resposta ao cliente também é avaliador do sucesso no atendimento. Quanto mais tempo, menos sucesso sua empresa tende a ter nesse quesito.
Se necessário, contrate mais atendentes ou invista em suporte mais eficiente, para que o tempo de resposta não prejudique o seu negócio.
Proatividade é interessante
Solicite avaliação ao cliente após qualquer experiência com sua empresa, especialmente a compra de um produto ou serviço.
Atender é muito mais do que vender, e quem entende o que isto significa, percebe a chave do sucesso.
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