- 19/12/2022
- Por: Fernanda Leão
Principais tendências de marketing para 2023
É nosso costume trazer as principais tendências de marketing para o próximo ano, e não poderíamos deixar de exibir algumas para 2023. Acompanhe para conhecer o que vem de novo (ou não) por aí.
Retail media
Esse termo nunca foi mencionado aqui, mas merece atenção porque estima-se que 25% dos investimentos em publicidade sejam feitos dessa forma, até 2026. Mas o que seria retail media? São anúncios reservados para outras empresas.
Imagine que você está em uma loja física e se depare com produtos em destaque nas pontas das prateleiras, como promoções. É mais ou menos isso, mas de forma virtual. Esses anúncios são patrocinados e podem aparecer tanto na parte superior quanto inferior do site. O objetivo, claro, é incentivar a compra daquele produto.
Data clean room
Outro termo novo é o data clean room, que nada mais é do que uma estratégia de cookies melhorada, porque se apropria dos dados de terceiros de forma segura, respeitando a privacidade das pessoas.
O data clean room vai otimizar a análise dos dados de empresas e consumidores, proporcionando integração entre clientes e marcas e favorecendo o seu relacionamento. Dessa forma, fica mais fácil atender às necessidades das pessoas, de forma segura e respeitosa, por meio de produtos e serviços das empresas.
Marketing inclusivo
Você já deve ter percebido empresas fazerem campanhas (principalmente comerciais de tevê) em que a inclusão está bem clara. E isso tende a aumentar no ano que vem, com a tendência de marketing inclusivo.
Dessa forma, empresas pretendem abraçar as pessoas com algum tipo de deficiência e também a diversidade de gênero, cor da pele, origens e histórias. Todos somos diferentes uns dos outros, e essa identificação com os personagens das propagandas pode gerar vendas pela inclusão das nossas particularidades.
Fortalecimento de comunidades
Agora vamos a termos mais conhecidos, que também estão entre as tendências de marketing para 2023. Neste ano, comunidades foram criadas para que consumidores possam se engajar com empresas. Foram lançados embaixadores de marcas, pessoas que “pertencem” à empresa e têm capacidade de impulsionar as vendas.
Essa tendência não só pretende continuar em 2023 como tem tudo para ser fortalecida. Isso porque grande parte da população se diz influenciada pelas comunidades para comprar produtos e serviços promovidos. É mais ou menos como o marketing de influência, mas mais desenvolvido.
Conteúdos ao vivo
Essa tendência já faz parte dos artigos de alguns anos, então tem tudo para ficar. Os conteúdos ao vivo são uma estratégia para aumentar o alcance e o engajamento de forma imediata, porque as lives e similares conectam demais as pessoas às marcas.
Portanto, em 2023 aposte na divulgação de suas transmissões ao vivo e, se possível, em equipamentos para melhorá-las. O investimento vai valer a pena!
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