- 31/08/2022
- Por: Fernanda Leão
Principais mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia
Todos foram afetados pela pandemia, é certo. Mas de que forma isso mudou o consumo de produtos e serviços? É isso que você vai descobrir agora! Leia o artigo abaixo para descobrir as principais mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia.
Novos hábitos por conta da antiga realidade
As regras de isolamento social certamente fizeram as pessoas ficarem mais em casa. É claro que isso iria afetar seus hábitos de consumo, porque elas precisam consumir da mesma forma, mas sem sair de suas residências.
Isso fez com que houvesse uma mudança significativa no comportamento do consumidor, que passou a fazer mais compras online, para entrega. Até porque muitos estavam trabalhando em home office, então as pessoas permaneciam em casa o dia todo, consumindo.
No pós-pandemia, com o retorno das pessoas ao trabalho, notou-se que esse hábito veio para ficar, pois se mostrou seguro, prático e cômodo.
A experiência do consumidor é muito importante
Outro ponto essencial na pandemia era proporcionar uma ótima experiência ao consumidor, já que muitos produtos passaram a não fazer parte das suas rotinas. Por exemplo, ao trabalhar em casa, a aquisição de roupas se tornou menor, bem como de calçados e acessórios.
Assim, as empresas passaram a focar na experiência do consumidor, para conquistar esse público com promoções, descontos e outras vantagens imperdíveis, como compra por aplicativos virtuais e entrega sem sair do carro. Tudo para fechar a venda.
No pós-pandemia, essa tendência veio para ficar, já que as pessoas gostaram de ser bem tratadas e as empresas entenderam que tudo pode ser um diferencial para vender mais. Portanto, a experiência do consumidor é fundamental para torná-lo cliente.
Indicações são muito válidas
E é claro que a pandemia nos trouxe muito mais tempo livre, principalmente à noite e aos finais de semana. Se era para ficar em casa, o acesso às redes sociais disparou, já que se tornou um dos passatempos favoritos dos brasileiros.
Com isso, as indicações de produtos e serviços se tornaram muito válidas, vindas de amigos, familiares e influenciadores digitais. Aliás, principalmente dos últimos! Isso porque é extremamente comum você ver uma celebridade indicar algo, e as pessoas confiam muito na opinião dos famosos que vivem do meio virtual.
Quem nunca se sentiu mais confiante para adquirir um produto ou serviço após receber um elogio sobre ele? Na pandemia, essa técnica foi bastante utilizada, mas já era praticada antes.
No pós-pandemia, como tem se mostrado muito certeira, essa estratégia certamente vai gerar cada vez mais adeptos, porque os resultados estão sendo percebidos. portanto, é fato afirmar que as indicações fazem parte do comportamento do consumidor de hoje, também.
A pandemia mudou as nossas vidas, e o pós-pandemia tem sentido mudanças nos hábitos. Para vender mais, entenda e pratique essas alterações. Você vai chegar lá!
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