- 08/04/2020
- Por: Fernanda Leão

Principais métricas do Instagram
As métricas do Instagram são fundamentais para o crescimento da sua empresa. Afinal, é o resultado das suas estratégias online e também informam o sucesso digital do seu negócio. Quais métricas você acompanha? Confira as principais a seguir.
Por que acompanhar as métricas do Instagram
O Instagram, rede social amplamente utilizada no Brasil, fornece relatórios para as empresas (contas comerciais). Por elas, é possível aprimorar as suas atividades online, porque propiciam:
- conhecer melhor os seus seguidores;
- saber o alcance das suas publicações;
- medir o relacionamento dos seguidores com a sua marca.
Principais métricas do Instagram
Sendo assim, seguem as principais métricas que a sua empresa pode acompanhar no Instagram, para obter melhores resultados com a rede social.
Número de seguidores: representa a quantidade de pessoas que seguem a sua empresa na ferramenta. Exibe o número de seguidores novos e pessoas que deixaram de seguir a conta e é indicativo do sucesso de suas publicações, pois, quanto mais seguidores, melhor. Exige atenção se o número diminui consideravelmente.
Visualizações do perfil: indica o número de visitas na conta da sua empresa naquele período, sendo importante realizar comparação com semanas anteriores. Assim, é possível saber se as suas atividades online geraram mais ou menos visualizações. A frequência de postagens possui muita influência nas visualizações de perfil.
Alcance: quantidade de visualizações únicas no seu perfil, em determinado tempo. É uma métrica que avalia o crescimento da sua conta, pois leva em consideração a quantidade de perfis do Instagram atingidos com as suas publicações e quais postagens tiveram melhor desempenho.
Impressões: exibe quantas vezes as publicações da sua empresa foram mostradas para os seus seguidores, seja visualização pela primeira vez ou não. Sendo assim, as impressões tendem a ser maiores do que o alcance.
O alcance é parecido com as impressões, mas note que: impressões são todas as visitas na sua publicação, mesmo que uma conta acesse a postagem da sua empresa mais vezes. Pelo contrário, o alcance soma apenas as visualizações únicas no post. Se um perfil entrar na publicação da sua empresa mais de uma vez, os retornos não serão contabilizados no período.
Cliques no perfil: indicam todas as interações do seguidor frente a sua publicação. Isto é, as informações que você disponibilizou e que propiciaram conhecer melhor a sua empresa e entrar em contato com ela. Por exemplo, cliques no perfil gerando direcionamento ao site, bem como o nível de interesse em enviar um e-mail ou obter endereço, telefone e horário de funcionamento da empresa. É altamente influenciado por uma chamada para ação na postagem (entre em contato, clique aqui, envie uma mensagem, etc.).
Há ainda outras métricas que sua empresa pode acompanhar pelo Instagram, mas seguir essas e tomar as providências relacionadas já poderá surtir uma boa melhora nos resultados.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
