- 26/07/2017
- Por: Fernanda Leão
Principais erros que atrapalham o engajamento nas suas redes sociais
Sua empresa não consegue engajamento nas redes sociais, como gostaria? Talvez você esteja cometendo erros que afetam diretamente essa estratégia de marketing. Veja quais são essas falhas e como corrigi-las.
Não falar com a persona
Quando se cria um produto ou serviço para venda, é preciso definir a sua persona. Em seguida, devem ser lançadas estratégias de marketing para sua atração, ou seja, para que esse personagem fictício se interesse pelo seu produto ou serviço.
Então, não basta apenas publicar conteúdo relevante nas redes sociais. É preciso falar com o público de acordo com as suas motivações, empregando linguagem adequada a ele.
Não responder aos seguidores
O engajamento nas redes sociais começa pela participação dos seguidores nas publicações da marca. Se a empresa não responde aos comentários e reações do público, está cometendo um erro sério, que prejudica a sua reputação.
Portanto, quando a marca for mencionada pelo seguidor, uma postagem for comentada, a fanpage for marcada ou houver mensagem enviada de forma privada, o consumidor merece o direito de resposta, enviada o quanto antes for possível.
Excluir críticas negativas
Quando um cliente fizer uma crítica negativa sobre a empresa ou marca, o comentário não pode ser excluído da rede social. Todos podem e devem expressar as suas opiniões e as avaliações estão abertas para isso.
Ao receber um comentário negativo, procure contornar a situação. Responda ao usuário, agradecendo a crítica, procure entender as suas razões e solucione o problema, se possível. Jamais exclua ou ignore a reclamação, deixando que comentários positivos o desçam na página. Os usuários estão atentos e perceberão a gafe!
Ter foco em si
O consumidor adora atenção, adora se sentir especial pelas empresas. Então, outro erro que prejudica o engajamento nas redes sociais acontece quando a marca põe foco em si, e não no cliente.
É claro que postagens mencionando missão, visão, valores, quem somos, etc., são importantes e devem fazer parte da redes sociais, mas tudo deve ser feito com foco no cliente. Procure fazer isso o tempo todo, personalizando o atendimento para que ele se sinta único, valorizado e especial.
Para não errar, utilize a seguinte fórmula: 20% sobre si e 80% sobre o cliente. É uma regra infalível.
Postar exageradamente
Contudo, focar no cliente não quer dizer que são necessárias muitas postagens por dia. Atenção é sempre bom, mas deve-se ter cuidado para não exagerar. Mais vale a qualidade, do que a quantidade.
É melhor postar uma vez por dia, apostando em conteúdo relevante, ao invés de fazer cinco publicações por dia, só para estar presente na rede social.
Não ter site responsivo
Mas o que o site tem a ver com a rede social? Um dos erros de engajamento tem tudo a ver com isso. Veja bem: se você faz uma promoção exigindo que o usuário clique no link para direcionar ao site, ele deve ser responsivo, já que a maioria das pessoas acessa as redes por dispositivos móveis.
Esses são alguns dos principais erros que afetam o engajamento nas redes sociais, prejudicando a reputação da empresa na internet. Siga nossas recomendações para corrigi-los agora mesmo.
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