- 25/04/2017
- Por: Fernanda Leão
Postar não basta! Monitore e analise tendências e comportamentos
Se você deseja aumentar o número de conversões, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente estratégia. Porém, somente postar atualizações não basta, é preciso monitorar e analisar tendências e comportamentos do público. Conheça mais sobre o assunto abaixo.
Alterações aceleradas
Com as inovações presentes na atualidade, as tendências e comportamentos do público-alvo constantemente podem se alterar. E mais: de forma acelerada. Portanto, é preciso analisá-las e monitorá-las frequentemente, para se adaptar e sempre atender os consumidores à altura.
Discurso transparente e com qualidade
Por esse motivo, somente postar não é suficiente. É preciso fazer postagens informativas, interessantes para o público, com caráter de aprendizado e discurso transparente.
Os produtos e serviços divulgados precisam ser extremamente detalhados, para que sejam realmente conhecidos pela população. Isso gera credibilidade e sintonia com o consumidor, mostrando atenção e dando a sua devida importância.
Monitoramento nas redes sociais
Ao falarmos de monitoramento, também não podemos deixar de lado as redes sociais, já que elas são uma tendência de acessos do público-alvo. Por lá é possível analisar o comportamento do consumidor, favorecendo a interação com o mesmo e aumentando a chance de conversões.
As redes sociais, especialmente o Facebook, podem nos informar dados preciosos, pela segmentação de público. Ou seja, se você lançou uma promoção em determinada mídia e deseja analisar a repercussão, pode descobrir, por ferramentas, quais foram as pessoas que mais se interessaram por seu produto, a localização delas, classe social, gênero, etc.
Isso servirá de norte para as próximas campanhas, pois você poderá falar diretamente com essa persona, ou então terá possibilidade de melhorar as futuras promoções, para que atinjam novos públicos. Isso tornará a linguagem de sua empresa mais assertiva, com comunicação cada vez mais personalizada.
Melhoramento das ações de marketing
Continuando o que mencionamos acima, o ato de analisar e monitorar tendências e comportamentos é benéfico porque proporciona uma melhor percepção das oportunidades, além de melhorias nos produtos e serviços oferecidos, bem como aperfeiçoamento nas ações de marketing, visando a construção de um relacionamento sólido com o consumidor.
Como isso pode ser feito?
Como já mencionamos anteriormente, existem algumas ferramentas disponíveis na internet e nas redes sociais que facilitam a análise e o monitoramento de comportamentos e tendências.
Isso é feito partindo-se do conhecimento do público-alvo e dos canais que ele frequentemente faz acesso. Além disso, é preciso conhecer também os passos da concorrência.
A coleta de dados é feita a partir das palavras-chave, assim é possível delimitar e classificar as informações obtidas. Em seguida, é o momento de análise, onde as informações mais relevantes ao público-alvo são descobertas. Elas precisam gerar valor à marca, além de ter utilidade para as ações de marketing.
O monitoramento da concorrência
Não podemos deixar de lado a análise e o monitoramento também da concorrência, para sua empresa estar sempre à frente dela. Procure pesquisar por empresas do mesmo segmento que o seu, e veja o que elas estão oferecendo (e como).
Dessa forma, também é possível conhecer as tendências e comportamentos do público, pelo modo como eles reagem a essas campanhas dos concorrentes. Não despreze essa informação importante, pois ela poderá fazer a diferença!
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