- 17/06/2015
- Por: Fernanda Leão
Porque sua empresa deve ter um blog
Toda a empresa precisa estar atento às tendências de mercado e buscar estar sempre inserida nos principais focos. Para que sua empresa tenha sucesso, você necessariamente precisa estar muito bem representado na Internet, com um site e nas redes sociais. Agora, porque preciso ter um blog?
Antes de te responder essa pergunta, vou explicar a diferença entre um blog e um site para que você entenda o que isso significa na vida do seu cliente.
O que é um blog?
Ele é uma ferramenta que fica disponível na web. De estrutura muito simples, possui uma linguagem informal e direta e permite que você registre informações com frequência e em ordem cronológica. Você coloca fotos, vídeos, conteúdos, fatos, notícias, qualquer tipo de conteúdo que seja do seu interesse. O Blog pode ser utilizado individualmente ou em grupos e pode funcionar até como diário virtual.
E o site, o que é?
O site é conjunto de páginas ou informações agrupadas que se relacionam entre si. Podem ser acessadas através de um endereço eletrônico. Existem diversos tipos de sites espalhados pela Internet, cada um possui um determinado público-alvo.
Qual a diferença entre blogs x sites?
As empresas utilizam os sites como forma de demonstração do seu trabalho, seja oferecendo serviços ou produtos. Já os blogs são utilizados para expor opiniões, ideias, informação. O blog possui uma linguagem bem informal, despojada, para que as pessoas sintam-se à vontade. Já o site possui uma linguagem mais travada e menos informal. No site o que é importa são os conteúdos, precisam ser claros e diretos. Já o blog, precisa manter sua cronologia em dia, deixando-o sempre atualizado.
Porque a minha empresa deve ter um blog?
Como disse no início deste artigo, o mercado está constante mudanças, hoje o marketing não se resume a apenas vender um produto, você precisa conduzir o consumidor corretamente, informando porque ele precisa daquele produto ou serviço. Atualmente você não vende medicamento para dor de cabeça, você fala os motivos que aquela dor de cabeça pode estar com você e informa que aquele é o melhor medicamento para curar o seu problema. No site, torna-se mais difícil essa abordagem, com um blog devido à sua linguagem torna-se mais prático e mais funcional.
Entre as principais vantagens de se ter um blog, podemos destacar:
- Faz marketing de conteúdo;
- Aumenta o engajamento do seu público alvo;
- Leva clientes para o seu site;
- Fortalece a sua marca;
- Melhora o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
A Agência Finalité tem ajudado os seus clientes a alcançarem ótimos resultados por meio de blogs. Conheça mais sobre o nosso trabalho aqui.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00