- 09/03/2016
- Por: Fernanda Leão
Por que você não deve ter um site em flash
Excelente para criar animações e interações em um site, a tecnologia flash é bastante utilizada pelas empresas. Porém, abaixo listaremos algumas razões explicando por que você não deve ter um site em flash.
Indexação com o Google
A primeira (e talvez principal razão) é que o Google não rastreia e indexa bem os conteúdos com flash dos sites. O buscador tem dificuldade para isso e, para não ter problemas, é preciso investir em recursos que permitam esta indexação.
Até é possível, mas o Google tem mais dificuldade em entender o funcionamento de sites em flash, como o Silverlight.
Geração de URL única
Você não deve ter um site em flash porque, ao ser buscado no Google, ele aparecerá como URL única. A ferramenta de busca entende que ele é um vídeo. Dessa forma, um site em flash perderá pontos no ranking e não será encontrado com tanta facilidade quanto os sites em outros formatos.
Essa relevância se deve ao fato de que a URL e o número de páginas são fatores importantes no ranking do Google.
Dificuldade na gestão de conteúdo
Normalmente os sites em flash são criados para que a gestão de conteúdo possa ser feita totalmente pelo webdesigner. Ou seja, para que haja modificações e atualizações no site, o proprietário da página deve pagar ao profissional pelo trabalho.
Isso não seria problema se não existissem plataformas bem interessantes para edição e atualização de conteúdos, como o Wordpress, por exemplo. Portanto, você não deve ter um site em flash porque perde dinamismo e dinheiro, dependendo do webdesigner para tudo.
Pense que se ganham clientes com a atualização constante dos conteúdos no site. Além disso, ter este cuidado conta pontos no ranking do Google.
Visualização em dispositivos móveis
Muitos sites são acessados pela internet móvel, ou seja, por smartphones, celulares e tablets. Porém, sites em flash não são bem visualizados nestes dispositivos. É bastante complicado e, às vezes, impossível, dependendo da animação.
Se você acreditar como sendo verdadeira a opinião de Pedro Bombonatti, jornalista e criativo publicitário, você não deve ter um site em flash. Isso porque ele diz assim: “o acesso à internet pelo celular deve superar o acesso pelo computador”.
Prejudica o Google Adwords
Se você utiliza o recurso Google Adwords, saiba que o flash dificulta a localização de palavras-chave neste sistema. Portanto, você não deve ter um site em flash neste caso, já que a página demora a carregar e talvez a palavra não esteja localizada na URL única. Isso dificulta a Landing Page e os seus negócios.
Como você pôde ver, ter um site em flash pode causar grandes prejuízos à sua marca e aos seus negócios. Se esse é o seu caso, essa é a hora de lançar um novo site.
A Finalité é expert em criação de sites. Utilizamos as tecnologias mais modernas para que o seu site seja mais uma ferramenta de vendas e ajude a sua empresa a crescer. Conheça o nosso portfólio aqui.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00