- 15/09/2016
- Por: Fernanda Leão
Por que sua loja virtual não vende?
Vender pela internet é uma prática muito comum, que pode render excelentes resultados. Porém, se sua loja virtual não vende como você gostaria, confira algumas razões para isso e soluções que podem melhorar seu desempenho.
Estratégia incorreta
Se sua loja é uma pequena ou média empresa, você não pode compará-la com os gigantes do mercado, que estão atuando há anos. Além de terem mais experiência, eles podem investir mais capital e estão mais evoluídos do que empresas iniciantes.
Por este motivo, pequenas e médias empresas não conseguem oferecer grandes descontos, muitos parcelamentos ou frete grátis.
A solução seria segmentar os produtos, oferecendo itens para apenas alguns segmentos, ao invés de tentar vender um pouco de tudo. Assim, suas possibilidades de se tornar especialista no ramo aumentam. Foque na qualidade, não na quantidade.
Falta de informações de contato
Outra possibilidade de por que sua loja virtual não vende pode ser a falta de informações de contato na página. Pequenas e médias empresas costumam deixar endereço de e-mail, mas a resposta demora a chegar. Ou então informam um telefone fixo, que não é atendido com rapidez. Isso deixa o cliente desconfiado.
A dica é oferecer diversas formas de atendimento ao cliente, sendo que pelo menos uma delas (se não todas) deve priorizar o contato rápido com o consumidor. Por esse canal, a pessoa poderá tirar todas as suas dúvidas, aumentando as chances de compra do produto que você vende.
Descrições gerais ou incompletas
Se você procura um produto na internet, com certeza espera encontrar descrições completas sobre ele, com muitos detalhes. Porém, se não é isso o que o consumidor localiza em sua página, esta é mais uma possibilidade de por que sua loja virtual não vende.
A descrição completa aumenta as chances de venda e também ranqueia melhor a página no Google. Se o cliente não sabe o que está adquirindo ou tem alguma dúvida sobre o produto, ele precisa conhecer bem o item. E se sua página não oferecer uma descrição detalhada, pode ser que o concorrente faça isso.
Você pode até oferecer preço bom, melhor do que a outra loja, mas poderá perder o cliente porque ele se sente mais seguro comprando no outro estabelecimento.
Falta de vídeos explicativos
Complementando a menção acima, sua loja virtual poderá ganhar mais vendas se os produtos estiverem acompanhados de vídeos explicativos sobre eles. Quanto mais explicação tiver, maior a possibilidade de sua loja vender mais.
Os vídeos geram engajamento, conversão e convencem clientes desconfiados. Então, se sua loja virtual não vende o tanto que você gostaria, talvez isso se deva ao fato de que não há vídeos demonstrando o funcionamento do produto, por exemplo.
Se não for o caso, você pode apresentar vídeos com ângulos e detalhes ampliados, destacando o que há de melhor no item.
Plataforma ineficiente
Para finalizar, mais uma razão de por que sua loja virtual não vende: pode ser que a plataforma de hospedagem não seja eficaz. Exemplo: complexa ou com lentidão. É melhor escolher uma plataforma eficiente, pois menos cliques geram mais vendas, lucros e clientes satisfeitos.
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