Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Por que muitas empresas fecham até o quinto ano?

Por que muitas empresas fecham até o quinto ano?

Você sabia que muitas empresas fecham até o quinto ano? Sabe por que isso acontece? Confira os números e os motivos abaixo.

As estatísticas não mentem

Mais da metade das empresas fecha suas portas após o quarto ano de atividade. Ficou surpreso com esta notícia? O anúncio foi publicado no site da Folha de São Paulo, resultado de uma pesquisa feita pelo IBGE em 2013.

Das 694 mil empresas que inauguraram em 2009, apenas 47,5% ainda estavam em funcionamento em 2013. Foram 158 mil portas fechadas após o primeiro ano de atividade.

Por que as empresas fecham até o quinto ano?

Dados alarmantes, não? O motivo dessas empresas não se estabelecerem nos primeiros anos de vida você confere agora e são vários.

Algumas não conhecem bem o setor a que pertencem seus produtos ou serviços; outras não sabem como lidar com seus clientes e ainda há empresas que não dominam bem os aspectos financeiros para gestão do caixa. Mas não é só isso, há mais.

O tamanho da empresa

Muitas empresas fecham até o quinto ano por conta de seu tamanho. Quanto maior forem, menor a possibilidade de fechamento precoce. Isto acontece porque empresas maiores conseguem gerir melhor seus negócios, e também têm mais facilidade para conseguir linhas de crédito. Elas também têm mais flexibilidade para suportar as incertezas do mercado.

Relacionamento com o governo

Outro fator que pode interferir positivamente com uma empresa é o relacionamento com o governo. Elas têm menor probabilidade de fechar porque, para satisfazer as exigências de licitações públicas, os estabelecimentos precisam ter boa capacidade de organização. Isso influencia em sua capacidade de sobrevivência.

E mais: quando vence uma licitação, a empresa conta com um fluxo certo de vendas por determinado período, estabelecido em contrato. Assim, a incerteza do aspecto financeiro diminui.

Tempo de planejamento

Empresas fecham até o quinto ano também devido ao tempo de planejamento antes da abertura das portas. Se o proprietário levar um ano ou mais em planejamento, suas chances de fechamento são menores do que empresários que levaram até cinco meses nessa etapa.

Isso quer dizer que mesmo pessoas que não possuam conhecimento no ramo conseguem se estabelecer no mercado, porque podem se capacitar e obter informações para ter um negócio de sucesso, especialmente focando na antecipação de problemas e na inclusão do mercado.

Porém, planejamento demais também não é recomendável, porque isso pode engessar a empresa, tornando-a menos flexível às exigências do setor.

Não aproveitamento das estratégias

Também é fato que empresas fecham até o quinto ano porque não aproveitam as estratégias, como agarrar oportunidades, antecipação de problemas e acontecimentos, busca por informações úteis na tomada de decisão e cumprimento dos objetivos estabelecidos, além de capacidade de se adequar rapidamente ao mercado.

Diversos fatores

Empresas fecham até o quinto ano de atividade não apenas por um motivo, mas por um conjunto de fatores que influenciam o fechamento. Porém, os dados não afirmam que essas empresas são bem-sucedidas, apenas que elas conseguiram sobreviver às concorrentes por quatro anos.

 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site