- 13/04/2022
- Por: Fernanda Leão

Por que marketing e vendas devem ser trabalhados juntos na sua empresa?
Na sua empresa, as equipes de marketing e vendas atuam juntas? Se ainda não, você deveria repensar esse método, porque campanhas com a união dos dois setores pode melhorar os seus resultados. Se você quer saber por que fazer isso, acompanhe o artigo abaixo.
Por que marketing e vendas devem trabalhar juntos?
Geralmente as equipes de marketing e vendas trabalham separadamente, mas isso não é o ideal. Você sabe por quê?
Porque, apesar de serem dois setores distintos, tanto marketing quanto vendas são áreas vitais para as empresas. Se elas não existirem, a empresa também não existirá! E isso independe do porte do negócio: mesmo pequenas empresas precisam ter esses dois setores para prosperar.
O que marketing têm a ver com vendas?
Marketing e vendas são setores que lidam com questões diversas, mas ambos utilizam as informações dos produtos e serviços para promovê-las aos consumidores. Quanto mais se conhece do cliente, mais chances de vender o produto ou serviço a ele.
São setores que lidam com as necessidades, os desejos do consumidor, e tanto marketing quanto vendas trabalham para atender o cliente no que ele precisa, sempre dentro dos objetivos estratégicos da empresa.
Não existe marketing sem vendas, e vice-versa
O marketing estuda o mercado, o ambiente e o consumidor. É por meio desse estudo que serão tomadas estratégias para divulgar o produto ou o serviço à audiência, visando o fechamento da compra. Sem estratégia, não há venda.
É claro que o objetivo final do marketing é a venda, pois todos os setores de uma empresa trabalham para que ela tenha lucro. Se tiver prejuízo, a empresa corre o risco de fechar, e todos ficarão desempregados.
Portanto, mesmo que marketing e vendas queiram atender às necessidades do consumidor, é claro que também vão atender às necessidades da empresa, ao mesmo tempo.
O marketing faz divulgação para que seja facilitada a possibilidade de venda, para que as pessoas conheçam os produtos e serviços e fiquem com vontade de comprá-los. Portanto, não existe marketing sem vendas, e vice-versa.
Sem vendas, não há necessidade de fazer marketing, porque não haverá empresa em um futuro próximo. E sem marketing as vendas até podem acontecer, mas serão muito mais difíceis, sem contar que será preciso um esforço muito maior para divulgar seus produtos e serviços.
Unidos fisicamente, sim ou não?
Não, você não precisa mudar a estrutura física da sua empresa para acomodar em um mesmo ambiente as equipes de marketing e vendas.
Se for possível que as duas áreas dividam o espaço, ótimo, mas o que importa é que os setores se conversem, que trabalhem juntos em campanhas para que os resultados melhorem. É isso!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
