- 10/08/2022
- Por: Fernanda Leão
Pesquisa por voz e SEO: entenda essa relação
As pesquisas por voz existem como alternativa às pesquisas por texto, através de digitação. Elas são úteis principalmente porque as pessoas podem fazer essas pesquisas enquanto estão em movimento ou desejam de um resultado muito rápido, por isso estão se tornando muito populares. E você sabia que elas interferem no SEO? Leia para entender essa relação.
Uso das pesquisas por voz tem aumentado consideravelmente
Você costuma utilizar as pesquisas por voz em seu celular? Muitas pessoas têm feito isso ultimamente, principalmente para buscar rotas e consultar o horário de funcionamento de restaurantes. É uma maneira rápida e fácil de conhecer os resultados, mesmo em movimento.
Isso também é resultado da popularização de dispositivos de voz, como Amazon Echo Dot e Google Nest Mini, portanto cada vez mais se vê pessoas preferindo fazer pesquisas por voz em ver de usar as teclas para isso.
Por conta dessa preferência, as pesquisas por voz começaram a interferir nas estratégias de SEO, já que as empresas precisam acompanhar o comportamento dos usuários. Quanto mais elas fizerem isso, mais vão atendê-los, tornando as pessoas cada vez mais satisfeitas com marcas que se importam com elas.
A relação entre SEO e as pesquisas por voz
O detalhamento desse assunto começa aqui, mas já começamos a explicar a relação no parágrafo anterior. Isso porque as estratégias de SEO visam melhorar a experiência do usuário, portanto, empresas que levam a preferência do consumidor em conta estão na mão da otimização.
Talvez você não saiba, mas, quanto mais otimizado estiver o seu site, blog ou perfil em rede social, mais chances ele tem de aparecer nas primeiras posições do Google. E quem olha nas páginas seguintes do buscador? Pois é, esse é o pulo do gato.
Como otimizar seu conteúdo para as pesquisas por voz
- Procure responder as perguntas dos usuários na sua publicação, iniciando suas frases com “o que”, “quando, “como”, “onde”, “ por que”, “quantos”, etc.;
- prefira utilizar palavras-chave de cauda longa, pois elas tem menor volume de busca, então a menor concorrência pode colocar a sua empresa em evidência. Quanto mais específica ela for, melhor para este caso;
- opte por um tom de linguagem conversacional, como se você estivesse conversando com o usuário. Nas pesquisas, o consumidor conversa com o buscador, e você deve manter o mesmo tom para estabelecer essa conexão com as pessoas, para melhorar a experiência delas com a sua empresa;
- crie uma seção de perguntas frequentes, para responder as dúvidas dos usuários de forma simples e objetiva. Se as pessoas pesquisaram por voz, é disso que elas precisam, e não de longos textos que vão exigir uma leitura mais atenta.
Se você aderir a essa estratégia, pode melhorar os resultados da sua empresa. Vamos tentar?
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