Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Persona: Como e por que criar uma para sua empresa

Persona: Como e por que criar uma para sua empresa

Quem trabalha com marketing sabe que é importante criar uma persona para suas campanhas. Se você tem dúvidas sobre como montar uma e também os motivos para criar personagens fictícios, leia o texto abaixo.

Persona e público-alvo

A persona tem estrita relação com o público-alvo, mas ela é mais do que isso. Você até pode saber que o seu cliente ideal tem de 25 a 30 anos e é do sexo masculino, mas a persona vai além. Com ela, damos um nome e criamos uma história em torno deste personagem.

Por que criar uma persona?

Sua dúvida pode ser a necessidade de criar uma persona, quando se tem detalhado o público-alvo. Então, seguem alguns motivos:

Com ela, você poderá determinar o tipo de conteúdo ideal para atingir seus objetivos;

  • Facilitará a definição do tom e o estilo da informação que será passada ao consumidor;
  • Poderá desenhar estratégias de marketing, que serão focadas no público característico da persona;
  • Definirá os tópicos que serão escritos;
  • Entenderá onde os prospectos buscam informação e o que farão com elas.

Como criar uma persona?

Em primeiro lugar, você precisará responder algumas perguntas que desenharão o perfil de sua persona. Por exemplo: as características físicas e psicológicas de quem pode consumir o produto; seus assuntos de interesse; seu nível de instrução; o que influencia suas decisões de compra; quais as atividades que costuma realizar, tanto profissional quanto pessoalmente, etc.

Respondidas as questões, fica fácil apresentar um perfil para os colaboradores de sua campanha. É preciso definir ainda seu nome, sua idade, seu cargo, os meios de comunicação que comumente utiliza, sua profissão, seus objetivos e desafios, entre outros. Quanto mais completo for o perfil, mais detalhada será sua persona.

Este é um passo muito importante, que visa facilitar a comunicação com os potenciais compradores. Agora, é preciso montar estratégias de venda baseadas nas características da persona.

Estudo da persona

Para que isso seja possível, recomendamos que você estude detalhadamente a persona criada para aquela campanha. É imprescindível também aprender sobre seu comportamento, para saber quais etapas ela trilhará até estar pronta para adquirir seus produtos ou serviços.

Você pode achar um pouco trabalhoso a criação de personas, mas acredite: elas são fundamentais para a montagem das estratégias de marketing. Por elas, você saberá mais facilmente como elaborar técnicas para atrair, converter, vender e fidelizar.

A persona é uma excelente maneira de alavancar resultados para sua empresa, com eficiência e retorno. 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site