- 02/02/2022
- Por: Fernanda Leão
Passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado
Para entregar o conteúdo certo às pessoas certas, é muito válido para as empresas fazer uma pesquisa de mercado. Você sabia disso? E mais, sabe como fazer uma? Se não, confira nosso passo a passo a seguir.
O que é pesquisa de mercado?
Pesquisa (ou estudo) de mercado é quando você conhece a fundo o seu nicho. Sendo assim, não abrange somente o público-alvo, mas também a concorrência.
Essas informações são fundamentais para que você possa tomar decisões mais acertadas sobre o seu negócio, fomentando campanhas para obter mais resultados. Vamos agora ao passo a passo para você fazer uma pesquisa de mercado!
Passo a passo para fazer uma pesquisa de mercado
Para facilitar a nossa explanação, a partir de agora seguiremos em tópicos, tá bom? Veja o que você deve definir:
- primeiramente, se a pesquisa de mercado é para a sua empresa em si ou para determinado produto ou serviço que você vende;
- quem é o público-alvo da sua pesquisa, ou seja, os potenciais compradores do que você disponibiliza;
- quantas pessoas serão entrevistadas na sua pesquisa de mercado (amostragem de público);
- que perguntas serão feitas. Aqui, tenha em mente que quanto mais simples e diretas elas forem, melhor para a sua avaliação;
- em que canais a pesquisa será realizada (somente meios digitais? Quais deles? Meios físicos também? De que forma?);
- como será feito o levantamento dos dados obtidos no estudo de mercado;
- como será realizada a análise das respostas;
- quais os primeiros passos a empresa dará após obtenção e estudo da pesquisa.
De que formas você pode fazer uma pesquisa de mercado
Atualmente, em especial quando se trata de marketing digital, os estudos de mercado são feitos de forma virtual, nos canais online da empresa. Eles podem ser realizados por meio de:
- enquetes;
- entrevistas;
- avaliações;
- observações.
O estudo da concorrência
Conforme citamos, a pesquisa de mercado não contempla somente os potenciais compradores do seu produto ou serviço, mas também os concorrentes.
Esse estudo é bastante importante porque, se a concorrência está com as portas abertas, ela está lançando mão de estratégias para isso. Se esse negócio está funcionando, que meios o concorrente pratica para ter sucesso?
Uma pesquisa de mercado não só pode como deve contemplar o estudo da concorrência também, por esse motivo que você acabou de conhecer. E algumas ferramentas virtuais podem mostrar que táticas a concorrência executa para ter lucro. São elas:
- SEMRush;
- Google Keyword Planner;
- Buzzsumo.
O ano de 2022 mal começou, então ainda dá muito tempo de você criar a sua pesquisa de mercado e obter estratégias para melhorar seus resultados. Vamos começar?
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