- 06/04/2021
- Por: Fernanda Leão
Passo a passo para começar a vender em Marketplaces
O marketplace, isto é, um tipo de comércio eletrônico, é um recurso extremamente interessante para as empresas poderem vender mais, principalmente em meio aos decretos restritivos por conta da pandemia de covid-19. Se você ainda não vende em marketplaces, leia o nosso passo a passo para mudar já!
Como funciona o marketplace
O marketplace não é apenas um meio de vender eletronicamente, em loja on-line. Isso porque é uma plataforma específica de vendas, um site já conceituado no segmento, e você terá a oportunidade de anunciar seus produtos e serviços lá.
E você pode começar do zero! Isso porque pagará apenas a taxa de comissão ao marketplace, que pode variar de 10 a 30%, dependendo do produto.
Pesquise e escolha o marketplace ideal
São inúmeros marketplace disponíveis no Brasil, alguns que vendem produtos variados e outros mais específicos. Para saber qual é o ideal para você, sugerimos pesquisar todas as informações relevantes, principalmente as condições e exigências.
O ideal, se possível, é investir em mais de um marketplace, para que seu produto possa ser alcançado por mais pessoas. E sempre pesquise a reputação em sites como Reclame Aqui. Para finalizar o tópico, dê preferência para marketplaces com certificado SSL e selos de segurança.
Providencie a documentação requerida
Definido o seu marketplace, é hora de providenciar a documentação exigida. Essa papelada não é padrão, portanto é fundamental você descobrir os documentos com antecedência, porque algumas certidões e declarações podem levar alguns dias para ficarem prontas.
Se tiver dúvida nessa parte, recomendamos que você procure um contador de sua confiança, para esclarecer os seus questionamentos.
Solicite o cadastro dos seus produtos
Após a entrega e análise dos seus documentos, o seu marketplace estará pronto para funcionar. Você não terá acesso à página para fazer o cadastro e a alteração de produtos, pois isso tudo é feito pelo parceiro, então sua parte é enviar os dados ao marketplace.
Após a divulgação dos produtos pelo site parceiro, eles estarão disponíveis para milhares de pessoas. Quando uma venda for realizada, o marketplace enviará a você uma notificação dos pedidos aprovados, para você proceder com a entrega, as possíveis trocas e devoluções.
Ao final do mês, o marketplace parceiro enviará para você o valor referente às vendas, já retirando a porcentagem de comissão (constará nas condições). É isso!
Integração do e-commerce ao marketplace
Se você já possui uma plataforma de vendas eletrônicas, é ainda mais fácil aderir ao marketplace. Isso porque o cadastro dos produtos é feito de forma automática, e todas as operações logísticas e financeiras também são integradas.
Dessa forma, há mais controle de estoque e de todo o processo de vendas, pois todos os produtos se encontram nas duas plataformas de negócios. É hora de pesquisar marketplaces!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00