- 06/03/2018
- Por: Fernanda Leão
Os maiores erros que as empresas cometem em relação à sua imagem na internet
A internet é um meio de busca e comunicação mais popular do mundo. Errar na internet não é como errar na vida real, onde você pode passar despercebido. Na net, todos veem e acompanham de perto o que você faz.
De certa maneira, esse acompanhamento pode ser benéfico como meio de divulgação de um determinado produto, por exemplo, mas, quando gafes aparecem, é muito fácil sujar sua imagem ou perder a seriedade que a empresa passou anos para construir.
Pagar pessoas para falarem bem da sua marca
As paredes têm ouvidos e as pessoas têm bocas. Sempre que você contrata alguém para esse tipo de serviço, saiba que não há sigilo. O papo boca a boca começa e, daqui a pouco, a informação é jogada na rede e a empresa pode se prejudicar.
Além de antiético, ilegal – punível com multas altíssimas – e ineficaz, ficar em evidência por causa de um escândalo não é nada legal, principalmente quando sua credibilidade está em jogo.
Encorajar piadistas ou “haters”
Por mais que a piada compreenda boa parte da internet, quando você, dono de uma empresa, encoraja um piadista, sua índole fica em jogo. Se, por descuido, a piada for ofensiva, perdem ele e você.
Também é muito feio “discutir”, julgar pessoas ou encorajar outras mal-educadas pela internet. Evite esse hábito e, se possível, tente não envolver seu negócio nessas situações. Mantenha serenidade e um perfil neutro para ganhar respeito.
Responder mal aos clientes
Por lei, o cliente tem todo o direito de reclamar de um produto seu que não gostou e não indica-lo para outras pessoas. Ofende-lo é negar esse direito e não é bem-visto.
Para evitar problemas, muitas empresas ignoram essa situação ou pedem desculpas sob o pretexto de que “o cliente sempre tem razão”. Qual você acha que recebe mais credibilidade?
O cliente que foi ignorado se ofende e tende a repassar o fato para o maior número de pessoas possível, denegrindo o seu produto. Já, o cliente que recebe uma resposta favorável e condizente com a situação se sente satisfeito, mesmo que suas necessidades não sejam supridas.
Mentir sobre seus serviços
Mentir ou dizer que seu produto x é bem melhor que o y diretamente é ofensivo não só para as empresas concorrentes como também para a sua própria empresa.
Mentir sobre determinado serviço é propaganda enganosa e, mesmo que você cogite fazer isso apenas uma vez para ganhar publicidade, esse não é o melhor caminho.
Ao se sentirem enganadas, as pessoas tendem a desacreditar na marca tal que quis empurrar um produto ou serviço que não podiam oferecer com 100% de eficácia.
Preferencialmente, mostre os serviços que oferece e não foque sua propaganda apenas na sua empresa e no produto, mas em como os problemas das pessoas podem ser resolvidos com o que você oferece: foque no cliente.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00