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Os maiores erros que as empresas cometem em relação à sua imagem na internet
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  • 06/03/2018
  • Por: Fernanda Leão
Os maiores erros que as empresas cometem em relação à sua imagem na internet

Os maiores erros que as empresas cometem em relação à sua imagem na internet

A internet é um meio de busca e comunicação mais popular do mundo. Errar na internet não é como errar na vida real, onde você pode passar despercebido. Na net, todos veem e acompanham de perto o que você faz.

De certa maneira, esse acompanhamento pode ser benéfico como meio de divulgação de um determinado produto, por exemplo, mas, quando gafes aparecem, é muito fácil sujar sua imagem ou perder a seriedade que a empresa passou anos para construir.

 

Pagar pessoas para falarem bem da sua marca

As paredes têm ouvidos e as pessoas têm bocas. Sempre que você contrata alguém para esse tipo de serviço, saiba que não há sigilo. O papo boca a boca começa e, daqui a pouco, a informação é jogada na rede e a empresa pode se prejudicar.

Além de antiético, ilegal – punível com multas altíssimas – e ineficaz, ficar em evidência por causa de um escândalo não é nada legal, principalmente quando sua credibilidade está em jogo.

 

Encorajar piadistas ou “haters”

Por mais que a piada compreenda boa parte da internet, quando você, dono de uma empresa, encoraja um piadista, sua índole fica em jogo. Se, por descuido, a piada for ofensiva, perdem ele e você.

Também é muito feio “discutir”, julgar pessoas ou encorajar outras mal-educadas pela internet. Evite esse hábito e, se possível, tente não envolver seu negócio nessas situações. Mantenha serenidade e um perfil neutro para ganhar respeito.

 

Responder mal aos clientes

Por lei, o cliente tem todo o direito de reclamar de um produto seu que não gostou e não indica-lo para outras pessoas. Ofende-lo é negar esse direito e não é bem-visto.

Para evitar problemas, muitas empresas ignoram essa situação ou pedem desculpas sob o pretexto de que “o cliente sempre tem razão”. Qual você acha que recebe mais credibilidade?

O cliente que foi ignorado se ofende e tende a repassar o fato para o maior número de pessoas possível, denegrindo o seu produto. Já, o cliente que recebe uma resposta favorável e condizente com a situação se sente satisfeito, mesmo que suas necessidades não sejam supridas.

 

Mentir sobre seus serviços

 

Mentir ou dizer que seu produto x é bem melhor que o y diretamente é ofensivo não só para as empresas concorrentes como também para a sua própria empresa.

Mentir sobre determinado serviço é propaganda enganosa e, mesmo que você cogite fazer isso apenas uma vez para ganhar publicidade, esse não é o melhor caminho.

Ao se sentirem enganadas, as pessoas tendem a desacreditar na marca tal que quis empurrar um produto ou serviço que não podiam oferecer com 100% de eficácia.

Preferencialmente, mostre os serviços que oferece e não foque sua propaganda apenas na sua empresa e no produto, mas em como os problemas das pessoas podem ser resolvidos com o que você oferece: foque no cliente.

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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