- 19/05/2021
- Por: Fernanda Santos Leão
Omnichannel: o que é e por que é importante
Você gostaria de melhorar a experiência com o consumidor? A comunicação da sua empresa com ele precisa ser clara, eficiente e bastante satisfatória, e você pode fazer isso pelo omnichannel. Saiba a seguir o que é e por que essa estratégia é importante para melhorar seus resultados.
O que é omnichannel?
Omnichannel é a junção de duas palavras, sendo que omni quer dizer “tudo” em latim. O channel (canal, em inglês) veio de crosschannel, uma técnica em que diversos canais se conectam, então as informações entre eles são cruzadas.
O omnichannel é uma evolução do crosschannel, mas diverge porque todos os canais são somente se conectam, mas são unificados. No omnichannel, a experiência do consumidor é o objetivo, sendo do início do contato até o pós-venda, se houve.
Sendo assim, no omnichannel, todos os pontos de contato da sua audiência com a empresa estão interligados, tendo foco na melhor experiência para ele.
Por que o omnichannel é importante?
Todas as empresas podem se beneficiar com o omnichannel a seus clientes. No quesito marketing digital, tema dos nossos artigos, o intuito é otimizar a experiência digital dos usuários com a marca, se possível gerando retenção e conversões.
Apostar no omnichannel para marketing digital é importante porque a empresa pode acompanhar toda a jornada do consumidor pelos canais digitais. Assim, a marca pode auxiliar o cliente na etapa atual, seja conhecimento do produto, esclarecimento de dúvidas, busca por promoções, etc.
E se o consumidor não fizer a compra do produto ou serviço, o omnichannel também é importante porque pode levar a empresa a entender o motivo de não ter havido essa conversão. Lembre-se de que o foco não é a venda, mas proporcionar a melhor experiência ao consumidor.
Isso quer dizer que a sua empresa nem sempre vai vender, mas o consumidor precisa sair com uma excelente imagem da sua marca, uma ótima experiência de pesquisa sobre produtos e serviços. Pode ser que a pessoa nem queira comprar agora, mas o primeiro contato precisa ser bom para ela retornar quando for o momento de comprar.
Como praticar omnichannel na sua empresa
Tópico bônus para você!
A sua empresa pode praticar omnichannel da seguinte forma:
- descubra onde está a sua audiência (plataformas de acesso, mídias mais utilizadas);
- transforme todas as formas de contato em pontos de venda, facilitando a jornada de compra do consumidor (você pode redirecionar para a loja virtual, por exemplo, quando não for possível);
- integre o on-line com o off-line (por exemplo, a pessoa pode realizar a compra digitalmente, mas retirá-la na loja física, se houver na sua região).
Esses foram alguns exemplos, mas tudo o que melhora a experiência do consumidor pode ser utilizado em sua empresa!
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