Leia na íntegra



Voltar para o Blog

Oito características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um vendedor

Oito características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um vendedor

Se você deseja expandir o quadro de funcionários de seu negócio, conheça oito características importantes que devem ser observadas na hora de contratar um vendedor.

1) Capacidade de ouvir

Quando alguém procura seu comércio, o ideal é que seja atendido por um vendedor que sabe ouvir. Assim, o cliente poderá ser atendido em suas necessidades, recebendo argumentos válidos para suas dúvidas.

Portanto, não procure somente pessoas que sejam excessivamente expansivas e falam o tempo todo. Dê atenção também àquelas pessoas que sejam consultoras de vendas, orientando o cliente em suas compras.

2) Capacidade de ensinar

Outra das características importantes de um bom vendedor é a capacidade de ensinar. Afinal, ele mostrará ao cliente seus produtos em detalhes, orientando-o quanto a sua forma de funcionamento. Contrate alguém que tenha prazer em fazer isto, com muita paciência.

3) Aprendizado proativo

É excelente quando um funcionário busca conhecimento por conta própria. Ele receberá treinamento pela empresa, mas não deve se focar somente neste estudo. Quem vai além e se organiza para aprender o que lhe diz respeito, é alguém para você ter como vendedor.

4) Capacidade de trabalho em equipe

Vendedores normalmente trabalham com competitividade, pensando em comissão. Quando não é prejudicial, é até saudável, mas uma das características importantes em um vendedor é a capacidade de trabalho em equipe.

Assim, os gestores ficam menos sobrecarregados e sabem que podem contar com seu time, que compartilhará tarefas e responsabilidades em nome do sucesso da empresa.

5) Conexão com os valores

Se o comprometimento consta nos valores da empresa, não é legal contratar alguém que teve problemas neste quesito no emprego anterior. Busque pessoas conectadas com os valores que os gestores pregam, explicando detalhadamente na entrevista o que se quer de um vendedor.

Foque no que sua empresa quer em um funcionário, procurando estas características nos candidatos.

6) Ética

É comum conhecermos clientes que se sentiram enganados por vendedores ou até mesmo vendedores que tiveram problemas éticos com outros colegas, em nome de comissão.

Uma das características importantes a se observar em um vendedor é a ética. Deixe clara a forma que sua empresa trabalha, informando que falta de ética não será tolerada. Se você não sentir confiança, não contrate.

7) Resiliência

Significa que o vendedor encontra novos caminhos para corrigir falhas e entregar bons resultados, e está diretamente relacionada a aprender com os erros. É diferente de insistência.

Ao ouvir não, o vendedor deverá ser capaz de saber quando é a hora de parar. Caso possa continuar, deve ser criativo para ter sucesso.

8) Organização

A última das características importantes a perceber em um vendedor é a organização. Ele receberá muitas informações e precisará organizá-las para se sair bem em seu trabalho. Normalmente este profissional não é muito organizado, mas deverá ser o suficiente para se planejar e cumprir acordos e combinados.

Invista no treinamento e contrate a pessoa certa para fazer sua empresa crescer!


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site