Leia na íntegra



Voltar para o Blog

O valor que um vídeo institucional agrega a uma marca

O valor que um vídeo institucional agrega a uma marca

Vídeos institucionais são excelente oportunidade para fazer a empresa melhorar os resultados. Se você ainda não conhece o valor que essa tática agrega à marca, leia o artigo abaixo para descobrir.

Mais interação

O marketing de conteúdo é uma estratégia perfeita para aumentar o relacionamento com o consumidor. Porém, se você deseja ainda mais interação, pode conseguir isso pela postagem de vídeos institucionais.

Isso acontece especialmente por conta de seu formato, que provoca mais reações do que textos e imagens. A tática certamente se deve à popularidade do Youtube, que tem mais de um bilhão de usuários cadastrados, sendo que a visualização dos clipes aumenta consideravelmente a cada ano.

Desejo de envolvimento

Além disso, um vídeo institucional agrega valor à marca porque provoca desejo de envolvimento na audiência e aumenta a sensação de empatia, de participar daquela representação. Como as pessoas estão acostumadas a ver vídeos em tevê ou cinema, aqueles exibidos na internet facilitam a sua interação, a sua comunicação, porque o formato é novo, diferente do tradicional.

Impacto certeiro

Por esses motivos, a publicação de um vídeo institucional gera impacto de forma certeira nas pessoas, e isso pode acontecer tanto pela mensagem quanto pela imagem. Se ambas as técnicas forem adequadas: bingo!

Dedicação e conhecimento

Porém, para que um vídeo institucional agregue valor à marca, fazendo com que os objetivos sejam atingidos, é necessário que os empreendedores se dediquem e tenham profundo conhecimento sobre o assunto.

Ou seja, é necessário que o produtor do vídeo seja especialista nos produtos ou serviços que está promovendo no clipe, mas também conheça a missão, a visão, os valores, o histórico da empresa e a estrutura organizacional, já que não está vendendo um produto, e sim uma corporação, uma marca, sua imagem.

E mais: um vídeo institucional de qualidade mostra o quem somos, o como somos, o que fazemos e como fazemos.

Valor, e não preço

É fundamental que um consumidor enxergue o valor da marca, e não o preço do produto. Se ele considerar apenas que o item custa caro, não irá adquiri-lo. Então, aí é que entra o vídeo institucional, para mostrar o trabalho e todos os processos necessários para a disponibilização de um produto para venda.

Por esse clipe o cliente conhecerá a empresa e seus funcionários, seu funcionamento como um todo. E se for escolhida uma trilha sonora perfeita, assistirá a apresentação com emoção. Isso é fundamental porque, segundo a neurociência, a emoção está ligada à memória.

Sensibilização da marca

Ah, então você quer dizer que, ao ver um vídeo institucional, a pessoa pode pagar mais caro pelo meu produto, algo que não faria somente considerando o preço?

Sim, isso poderá acontecer se o clipe agregar valor à marca. Ou seja, se houver sensibilização do consumidor pela mensagem, gerando reflexão, motivação e opinião sobre a empresa, seus produtos e serviços.

Mas tem mais: além de o vídeo institucional agregar valor à marca, ele também é uma excelente ferramenta de divulgação, pois é o cartão de visitas da empresa, servindo para a prospecção de clientes e até mesmo na aba “sobre” do site. 


Espalhe por aí ...



Voltar para o Blog


Tags do site