- 23/10/2019
- Por: Fernanda Leão
O que esperar da Black Friday 2019
A Black Friday é a segunda data mais importante para o comércio varejista do Brasil, ficando atrás apenas do Natal. Mas, você sabe o que esperar das vendas que acontecerão em 29/11? Prepare-se para a data com as dicas que separamos para você.
Black Friday de verdade
Nas primeiras edições, os brasileiros não perceberam descontos de verdade nos produtos ofertados na Black Friday, tanto que apelidaram o evento de Black Fraude. Contudo, estudos feitos principalmente por hashtags nos mostram que teremos #descontodeverdade.
Segundo o Google, 55% das pessoas acreditam que os produtos realmente custaram mais barato no evento de 2018, e o termo #blackfraude foi citado por apenas 8% das pessoas. Portanto, é uma data importante, para a qual os brasileiros se preparam financeiramente.
O comportamento de compra muda
Sendo assim, já que realmente os brasileiros se deparam com descontos de verdade, seu comportamento de compra muda na última sexta-feira de novembro, quando comparado às sextas-feiras anteriores (+3,5 vezes).
Assim, pôde-se perceber um aumento considerável em visitas nos sites de lojas de departamentos (143%), móveis e decoração (106%) e livrarias (88%).
A Black Friday não acontece apenas na sexta-feira
O dia D da campanha é a última sexta-feira do mês, mas o aumento nas vendas é bem mais abrangente. Ou seja, a sua empresa pode vender mais em todo o mês de novembro.
Afinal, 16% das compras são feitas nos dias anteriores a Black Friday (segunda a quinta), e 5% nos dias posteriormente imediatos (sábado, domingo e segunda). Assim, é comum o consumidor se deparar com a Black Month, ou seja, um mês inteiro de ofertas.
Data é mais do que geração de vendas
Tornar-se adepto da Black Friday pode ser um ponto importante para a sua empresa vender mais, mas o evento é muito mais do que isso. Afinal, o preço é um ponto extremamente favorável às vendas (49%), mas o consumidor também leva em conta outros quesitos para comprar um produto, como confiança, experiência de compra, frete, prazo de pagamento e de entrega.
A fidelização também é fundamental para a realização de compras, já que 2/3 dos consumidores costumam comprar em lojas onde já são clientes, na Black Friday.
Evento caiu no gosto do brasileiro
Por promover descontos de verdade e trazer benefícios reais de compra ao consumidor, podemos dizer, com certeza, que a Black Friday caiu no gosto do brasileiro. Sendo assim, cada vez mais empresas estão aderindo à data.
E mais: os brasileiros estão bastante adeptos à modalidade “retira rápido”, onde se compra no site e retira na loja, sendo que a opção tem pedidos em dobro na Black Friday. Portanto, se você praticar a Black Friday Legal, pode esperar resultados bastante positivos em 29 de novembro de 2019.
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