- 18/02/2014
- Por: Katiane Miranda
O Que é Teste A/B da Landing Page
Vimos no artigo anterior a importância de criar uma Landing Page para atrair tráfego que posteriormente podem ser convertido em leads qualificadas e consequentemente trazer rentabilidade para o seu negócio. Porém, satisfazer-se apenas em criar uma Landing Page para atrair tráfego ao site ou Blog não garantirá em si bons resultados.
Muito empreendedores insistem em não fazer comparações através do Teste A/B, isso porque demanda mais tempo para o desenvolvimento e dedicação. No entanto, muitos empreendedores por não fazerem tais testes incorrem no erro crasso de não dar atenção ao mercado.
Diante disso, nos deteremos em enumerar os principais benefícios de se fazer o teste A/B da Landing Page e também como otimizá-la. Faremos, por responder algumas questões como:
O que é o Teste A/B da Landing Page? O que fazer para testar e otimizar seu site ou Blog?
Testar e Otimizar seu Site
Basicamente o Teste A/B da Landing Page consiste em criarmos páginas de capturas diferentes com algumas alterações para mensurarmos os resultados e concluirmos qual das páginas criadas tem maior taxa de conversão e posteriormente centramos nossos esforços na página que traz mais retorno.
O Teste A/B nada mais é a forma mais eficiente em dividir o tráfego de uma página em versões diferentes. Quanto mais páginas de captura fizer, mais convicto estará do comportamento do seu consumidor e assim poderá adotar as estratégias mais adequadas.
Os Testes A/B de Landing Page nos apresentam de maneira eficiente e clara como o mercado está se comportando.
No caso dos empreendedores que ainda não possuem Landing Page, vale consultar especialistas em marketing digital para desenvolver uma página de captura com design apelativo, responsivo e de acordo com seu público-alvo.
É importante ressaltar que mesmo tendo apenas uma Landing Page e a mesma esteja apresentando bons resultados, o empreendedor não se deve abrir mão do Teste A/B, isso porque, independentemente dos resultados, qual a garantia que outras Landing Page com call to action e textos diferentes não trariam mais resultados e maior taxa conversão.
O que Testar em sua Landing Page
Embora nos deparamos com inúmeras dicas sobre Teste A/B e seus resultados excelentes, saiba que criar uma Landing Page e medir os resultados não é uma tarefa fácil, exige rigor e cautela na tomada de decisão final. Por outro lado, esse tipo de teste não pode ser ignorado, é de suma importância para qualquer negócio que está na internet.
Mas, como e o que testar para otimizar seu site ou Blog? Para tirar suas dúvidas, selecionamos alguns pontos importantes:
-Deve alterar cores de cada página, embora opte-se por repetir o conteúdo.
-Criar um formulário simples e direto, testando vários formatos e tamanhos
-Cada página deve possuir uma Headline(título) diferente
-As imagens devem ser alteradas para verificar o engajamento
-O texto deve sofrer algumas alterações
-Se optar por vídeos poderá usar os mais diversos ou até mesmo comparar com a sua Landing Page que possui apenas imagem.
-O call to action (botão de conversão) de cada página deve ser cuidadosamente trabalhado, com diversas cores, tamanhos e textos dos mais variados.
-A certificação da segurança da página deve ser bem posicionada
-Testar página com e sem testemunho de clientes
Esses são alguns dos itens que deve alterar em sua Landing Page, por menos que seja as alterações feitas, elas poderão contribuir para alta taxa de conversão.
Lembre-se, o empreendedor digital em hipótese nenhuma deve ignorar o Teste A/B por orientar-se em apenas “achismo” e excesso de confiança pela alta taxa de conversão de sua única página de captura.
Quem garante que uma pequena alteração na página não atrairá mais tráfego e trará excelente retorno para seu negócio?
Portanto, vale a pena ouvir o consumidor e adequa-se às suas opiniões.
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