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O que é shadowban e como evitá-lo
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  • 07/08/2019
  • Por: Fernanda Leão
O que é shadowban e como evitá-lo

O que é shadowban e como evitá-lo

Você que utiliza o Instagram como estratégia de marketing digital, conhece o shadowban? Sabe como evitá-lo para não prejudicar as suas publicações? Se você não tem ideia do que estamos  falando, leia nosso artigo abaixo.

 

Coisas estranhas estão acontecendo na conta de sua empresa?

 

Você percebeu que o número de seguidores parou de crescer, ou que o engajamento das suas publicações diminuiu consideravelmente, apesar de você ter mantido a qualidade do conteúdo entregue à audiência?

 

Essas coisas estranhas podem ser resultado do shadowban. Afinal, a diminuição pode estar relacionada ao não aparecimento de sua empresa na busca por hashtags relacionadas.

 

O que é shadowban?

 

Mas, afinal, o que é esse termo que pode ser o fator responsável por resultados negativos em seu Instagram?

 

O shadowban é o ato de bloquear usuários em uma rede social, sem que a pessoa saiba que foi banida. É algo que existe desde 2016, e desde o ano posterior começou a ser conhecido por profissionais e utilizadores do marketing digital. Contudo, mesmo após mais de dois anos, ainda é bastante desconhecido e causador de dúvidas.

 

Como o shadowban age?

 

Quando a sua marca é banida dos resultados do Instagram, ela deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização e da aba explorar. Assim, as suas publicações só aparecerão para quem já é seu seguidor, diminuindo consideravelmente as chances de conquistar novos seguidores.

 

Ou seja, mesmo que você capriche na utilização de hashtags em seu conteúdo, a estratégia não adiantará de nada, pois ninguém novo verá seu post.

 

Antes de você recriminar o shadowban, saiba que ele foi criado para penalizar perfis que se utilizam de automação, boots e hashtags irrelevantes, que não possuem relação com o conteúdo publicado. Ele existe para melhorar a experiência do usuário na rede, e não para prejudicar.

 

Como evitá-lo?

 

Contudo, quem não conhece o shadowban, acaba perdendo excelentes oportunidades pela redução do alcance. Ele não quer prejudicar a sua empresa, mas, se você não tomar atitudes para driblá-lo, é o que vai acontecer. Saiba como evitá-lo, abaixo:

 

-não utilize hashtags quebradas, ou seja, que foram banidas pelo Instagram. Você as conhecerá durante pesquisas, já que a rede social informa que publicações recentes que utilizaram a hashtag em questão, foram ocultadas;

 

-cuidado com a automação, como compra de seguidores ou ações em massa (curtidas ou seguir muitas pessoas ao mesmo tempo). Se o Instagram perceber ou desconfiar que você utilizou um robô para automatizar ações do perfil, pode bani-lo;

 

-alterne as hashtags nas suas publicações, não utilize sempre as mesmas. O IG pode considerar isto atitude de spammer.

 

Com as nossas dicas, você evita a diminuição do alcance de publicações, e não se preocupa mais com o shadowban.

 

 

 

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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