- 15/04/2014
- Por: Katiane Miranda
O que é Prova Social e qual sua Importância nos Negócios
Todo empreendedor sabe que manter o relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso. Mas, com respeito à prova social, sabe exatamente o quão fundamental ela é para seu negócio? E como deve usá-la a seu favor?
Se você ainda não usa a prova social, saiba que pode estar perdendo ótimas oportunidades para alavancar suas vendas.
Muitos empreendedores preocupam-se primariamente com a vendas e acabam por negligenciar esse ponto fundamental que pode fazer toda a diferença entre seu negócio e seus concorrentes.
Mas, o que é prova social? E como pode usá-la a seu favor?
O Que é Prova Social
No mundo do Marketing, a prova social é um meio para atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Ela pode ser construída através do testemunhos de pessoas que já experimentaram ou compraram algum produto ou serviço que você oferece.
Esse é um elemento forte de persuasão usado por experts do Marketing Digital e por grandes empresas.
Na realidade, a prova social facilita a tomada de decisão, já que outra pessoa experimentou primeiro algo que sua empresa oferece e pode constatar se os resultados são válidos.
Nesse sentido, usar a prova social a favor de seu negócio é uma ferramenta poderosa de persuasão que traz excelentes resultados.
Passos Para Recolher Prova Social
Está mais que constatado que nada vende mais do que a prova social, por isso, é fundamental seguir os passos corretos para recolha das mesmas.
É importante ressaltar que todos os testemunhos das pessoas devem ser verídicos, condizentes com a realidade e resultados de seu negócio.
Os casos precisam ser mesmo de sucesso para ter efeito positivo sobre seu negócio.
Portanto, vamos aos passos para recolha dos depoimentos:
-Fazer a pesquisa com o mercado junto a seus clientes;
-Perguntar como o produto/serviço mudou a vida das pessoas;
-Avaliar as respostas;
-Verificar os casos de sucesso;
-Contatar as pessoas que realmente mudaram de vida devido seu negócio e marcar uma entrevista com elas;
-Gravar um vídeo com as pessoas ou pedir para enviar-lhe;
Quando disponibilizar a prova social, insira links de seu site para estimular visitas e tráfego para o negócio.
No caso de vídeos no YouTube se possível, faça uma campanha para divulgar seu negócio e também direcionar para uma página que capture e-mails, que é o maior ativo de seu negócio.
Importância da Prova Social Para Seu Negócio
Personalizar sua empresa e mostrar uma identidade é fundamental nessa estratégia de prova social, isso porque as pessoas associam a empresa a uma identidade específica.
Fazer entrevistas com as pessoas que são casos de sucesso por ter adquirido seus produtos ou serviços contribui para o crescimento de seu negócio.
Se o cliente identifica você com seu negócio e interliga os depoimentos com suas reais necessidades, você estará a um passo de aumentar suas vendas de forma incrível.
Tenha cuidado para não incorrer em estratégias que remetem à compra dos depoimentos, eles precisam ser espontâneos, sem que você dê algo ao cliente em troca.
Disponibilize os depoimentos e estimule às pessoas a escolher o melhor. No geral, os depoimentos em vídeos ou em texto com nome são de mais peso.
Pode-se optar também por interligar o nome da pessoa que forneceu o depoimento com seu perfil em redes sociais para que os mais sépticos possam constatar a veracidade.
Ao fornecer às pessoas provas de que o testemunho é real, você transmite mais credibilidade e confiança.
O depoimento não precisa ser muito longo, em apenas 10 minutos de vídeo é suficiente para transmitir credibilidade.
Portanto, procure recolher testemunho de clientes satisfeitos com seu negócio e divulgue essas informações a outros, assim aumentará suas vendas e terá mais credibilidade no mercado.
A prova social é uma ferramenta imprescindível para trazer bons resultados a qualquer ramo de atuação.
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