- 08/06/2022
- Por: Fernanda Leão

O que é MVP e por que isso pode ser importante para o seu negócio
Você gostaria, antes de lançar um produto, que ele fosse avaliado por consumidores? Essa é a proposta do MVP! Leia o artigo abaixo para saber do que se trata e por que essa estratégia pode ser importante para o seu negócio.
O que é MVP?
Em inglês, é a abreviatura de Minimum Viable Product. Em português: Mínimo Produto Viável. Mas o que isso quer dizer?
Mínimo produto viável é uma versão antecipada do produto que a sua empresa ainda não lançou, como um modelo para testes. Assim, uma parcela da população vai testar o seu produto e fornecer avaliações sobre ele.
Por que o MVP pode ser importante para o seu negócio
Com o prévio lançamento do mínimo produto viável, por assim dizer, a sua empresa não desperdiça tempo e dinheiro para o lançamento do produto de verdade, e ainda recebe feedbacks sobre o produto, de consumidores reais.
Dessa forma, é possível realizar ajustes antes do lançamento final, conforme as avaliações dos clientes. Quando o produto estiver realmente pronto para ser lançado, ele já está aprimorado de acordo com as preferências do público-alvo, o que tende a receber mais receptividade das pessoas.
Como você pode perceber, foi gasto somente o necessário de tempo e dinheiro para a fabricação desse modelo de produto, então a empresa já teve economia nesses quesitos, mas ao mesmo tempo ela já consegue obter retornos do consumidor.
E mais: pode ser que os retornos da audiência promovam mais ideias para novos lançamentos pela sua empresa, sem altos custos de pesquisa e satisfação. Um MVP pode dar ideias para novos MVPs, com baixo custo e economia de recursos.
Como criar uma estratégia certeira de MVP
Para dar certo o seu mínimo produto viável no mercado, você precisa:
- estudar a concorrência, seus acertos e erros, para ajustá-los no seu MVP;
- focar na proposta de valor, na resolução de problemas dos clientes;
- criar e estudar as métricas do seu mínimo produto viável em ambientes reais, com dados verdadeiros;
- jamais maquiar dados do MVP, porque isso só vai prejudicar os resultados da sua empresa. Como dissemos, um MVP pode dar ideia para outros MVPs, e maquiar esses dados pode prejudicar tanto esse produto quanto os próximos.
O MVP e as startups
Para você ter noção da importância do MVP, diversas empresas, principalmente startups, estão aderindo ao mínimo produto viável. O Facebook é um exemplo!
Essa rede social foi testada com o intuito de promover a comunicação e a paquera entre os usuários, dentro da Universidade de Harvard. Como deu certo, o MVP expandiu-se e hoje é a maior rede social do mundo. Não ignore o poder do MVP!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00
