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O que é mídia programática?
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  • 10/04/2017
  • Por: Fernanda Leão
O que é mídia programática?

O que é mídia programática?

Você já ouviu falar em mídia programática? São espaços publicitários que podem favorecer a sua empresa, aumentando as conversões. Conheça essa estratégia abaixo.

Compra e venda de espaços

A compra e venda de espaços publicitários na internet é uma prática extremamente comum. Quem possui esses espaços são chamados de publishers, e a maneira que eles oferecem anúncios pode ser mais ágil e inteligente. Dessa forma, o processo é mais dinâmico e apurado.

 A mídia programática é essa maneira inovadora de vender e comprar espaços publicitários na internet. Tudo é feito de maneira automática, por ferramentas digitais. Assim sendo, o modo é facilitado porque vários fatores que causam morosidade na negociação são eliminados.

Otimização da publicidade

Também podemos dizer que a mídia programática é um conjunto de fatores que automatizam a compra, o posicionamento e o desempenho da publicidade, substituindo a atividade humana na negociação dos espaços publicitários (exemplo: ligações, almoços, envios de e-mail).

Assim, os anunciantes podem entrar em contato com os publishers como se estivessem comprando um produto ou serviço diverso na internet, como no site Amazon.

Por que utilizá-la

Por que é interessante sua empresa começar a compra de anúncios por mídia programática? Primeiramente, porque é uma forma eficiente de contratação dos anúncios de sua marca.

Até pouco tempo, tudo era manual. Com isso, o processo se tornava caro e poderia ser demorado. Agora, o fator humano sempre que possível é eliminado, então a negociação vai direto ao ponto. Por isso, essa estratégia se tornou muito popular.

Também é possível economizar com a mídia programática. Por serem automatizadas, as transações são mais simples. Porém, é claro que nem tudo será feito de forma automática. A interação é fundamental, mas espera-se que a maioria das negociações de compra e venda aconteça dessa maneira.

Precificação por leilão

O modo de negociação da mídia programática também é uma excelente vantagem, pois é feita uma precificação justa e transparente por sistema de leilão.

Os anúncios são exibidos de acordo com segmentação e configuração estipuladas previamente, tendo como vencedor aquele anunciante que estiver disposto a pagar mais, em caso de interesse de dois ou mais concorrentes.

Outra forma viável obtida com essa estratégia é a inteligência no alcance do público. Isto é, perfis de consumidores são comprados de acordo com alguns critérios de interesse dos anunciantes. Contudo, a venda e compra possuem preço justo, tornando a concorrência entre os publishers maior e mais estreita.

Você pode começar agora mesmo!

A mídia programática em sua empresa pode começar agora mesmo, pois é uma forma de anúncios que ganha cada vez mais adeptos (deve chegar a US$ 55,8 milhões em 2018).

Diversos portais de comunicação famosos, como Globo.com, Abril e Buscapé já aderiram a essa estratégia, tornando-se assim uma forma de anunciar e impactar diretamente públicos específicos.

Você pode encontrar na rede diversas ferramentas de mídiaprogramática para investimento, como por exemplo, o Google Adwords. Se preferir, pode optar por uma agência especializada nessa modalidade, que poderá orientar você melhor nessa estratégia de marketing digital de sucesso.

Compra e venda de espaços

A compra e venda de espaços publicitários na internet é uma prática extremamente comum. Quem possui esses espaços são chamados de publishers, e a maneira que eles oferecem anúncios pode ser mais ágil e inteligente. Dessa forma, o processo é mais dinâmico e apurado.

 A mídia programática é essa maneira inovadora de vender e comprar espaços publicitários na internet. Tudo é feito de maneira automática, por ferramentas digitais. Assim sendo, o modo é facilitado porque vários fatores que causam morosidadena negociação são eliminados.

Otimização da publicidade

Também podemos dizer que a mídia programática é um conjunto de fatores que automatizam a compra, o posicionamento e o desempenho da publicidade, substituindo a atividade humana na negociação dos espaços publicitários (exemplo: ligações, almoços, envios de e-mail).

Assim, os anunciantes podem entrar em contato com os publishers como se estivessem comprando um produto ou serviço diverso na internet, como no site Amazon.

Por que utilizá-la

Por que é interessante sua empresa começar a compra de anúncios por mídia programática? Primeiramente, porque é uma forma eficiente de contratação dos anúncios de sua marca.

Até pouco tempo, tudo era manual. Com isso, o processo se tornava caro e poderia ser demorado. Agora, o fator humano sempre que possível é eliminado, então a negociação vai direto ao ponto. Por isso, essa estratégia se tornou muito popular.

Também é possível economizar com a mídia programática. Por serem automatizadas, as transações são mais simples. Porém, é claro que nem tudo será feito de forma automática. A interação é fundamental, mas espera-se que a maioria das negociações de compra e venda aconteça dessa maneira.

Precificação por leilão

O modo de negociação da mídia programática também é uma excelente vantagem, pois é feita uma precificação justa e transparente por sistema de leilão.

Os anúncios são exibidos de acordo com segmentação e configuração estipuladas previamente, tendo como vencedor aquele anunciante que estiver disposto a pagar mais, em caso de interesse de dois ou mais concorrentes.

Outra forma viável obtida com essa estratégia é a inteligência no alcance do público. Isto é, perfis de consumidores são comprados de acordo com alguns critérios de interesse dos anunciantes. Contudo, a venda e compra possuem preço justo, tornando a concorrência entre os publishers maior e mais estreita.

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O que é mídia programática mídia programática Google Adwords Marketing Digital publicidade online
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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
Fernanda Leão
Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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Pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing e Graduado em Administração de Empresas, com extensa atuação na área de projetos de marketing digital e offline. Apaixonado por gestão, conteúdo e fanático por resultados.
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