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O que é marketing de influência?
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  • 27/11/2019
  • Por: Fernanda Leão
O que é marketing de influência?

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia aparentemente nova, mas ela surgiu há muito tempo. Afinal, influenciar pessoas é prática comum há centenas, milhares de anos, por religiosos, políticos, cientistas, filósofos e por aí vai. Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia o que preparamos para você.

 

O que é marketing de influência

 

Acredita-se que o marketing de influência é uma estratégia nova, criada pelos influencers digitais.

 

Na verdade, os influenciadores existem há milênios, e esse tipo de marketing consiste em criar ações focadas nas pessoas, com o intuito de interferir em suas decisões de compra, incentivando-as a adquirir determinado produto ou serviço.

 

Quem não se lembra do garoto-propaganda da Bombril, ou das Casas Bahia? Jesus Cristo é um influenciador também, desde sempre.

 

O marketing de influência é praticado principalmente por influenciadores digitais, ou seja, pessoas com número considerável de seguidores, visando atrair consumidores para determinada marca. Em troca, recebem produtos, ou então outra forma de compensação a combinar.

 

Benefícios do marketing de influência

 

Por que apostar no marketing de influência? Não somente na parceria com influenciadores digitais, mas também no ato de influenciar pessoas a comprarem seus produtos ou serviços?

 

Quando alguém está associado a uma marca, o produto se torna inovador, já que está agregado a ele mais do que sua embalagem: confiança, verdade, aproximação com quem comprar o item (uma imagem vende mais do que mil palavras).

 

O marketing de influência traz inúmeros benefícios a quem investe na estratégia, como:

 

-acessibilidade, já que é possível formar parcerias sem investimento financeiro, pela troca de produtos pela influência digital;

 

-confiança, pois o influenciador é alguém em quem o público confia e tem segurança; logo, adquirirá o produto que ele indicou em seu perfil de redes sociais;

 

-promoção da marca para amigos e familiares, simplesmente pela recomendação do produto. O influenciador não precisa ser alguém famoso ou que faz a propaganda por parcerias, mas também alguém que gostou e indica para seus próximos, gratuitamente.

 

-os influenciadores são a segunda fonte que uma pessoa utiliza para formar decisão de compra. São “gente como a gente”, um amigo indicando um produto a outro. Mesmo que seja alguém famoso, a sensação existe, já que as redes sociais propiciam essa proximidade.

 

Como trabalhar o marketing de influência

 

Primeiramente, produzindo produtos e serviços de qualidade, para haver indicação de influência boca a boca, gratuita, a amigos e familiares dos consumidores.

 

Você também pode pensar em contratar pessoas famosas e/ou influenciadores digitais para sua estratégia, analisando bem o número de seguidores, seu público-alvo e a interação entre eles. Ofereça parcerias interessantes, vantajosas a ambos, sendo ou não financeiras.

 

Você pode também contratar agências especializadas em marketing digital, para auxiliar você nesse estudo de público. Vale a pena!

 

 

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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