- 27/11/2019
- Por: Fernanda Leão
O que é marketing de influência?
Marketing de influência é uma estratégia aparentemente nova, mas ela surgiu há muito tempo. Afinal, influenciar pessoas é prática comum há centenas, milhares de anos, por religiosos, políticos, cientistas, filósofos e por aí vai. Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia o que preparamos para você.
O que é marketing de influência
Acredita-se que o marketing de influência é uma estratégia nova, criada pelos influencers digitais.
Na verdade, os influenciadores existem há milênios, e esse tipo de marketing consiste em criar ações focadas nas pessoas, com o intuito de interferir em suas decisões de compra, incentivando-as a adquirir determinado produto ou serviço.
Quem não se lembra do garoto-propaganda da Bombril, ou das Casas Bahia? Jesus Cristo é um influenciador também, desde sempre.
O marketing de influência é praticado principalmente por influenciadores digitais, ou seja, pessoas com número considerável de seguidores, visando atrair consumidores para determinada marca. Em troca, recebem produtos, ou então outra forma de compensação a combinar.
Benefícios do marketing de influência
Por que apostar no marketing de influência? Não somente na parceria com influenciadores digitais, mas também no ato de influenciar pessoas a comprarem seus produtos ou serviços?
Quando alguém está associado a uma marca, o produto se torna inovador, já que está agregado a ele mais do que sua embalagem: confiança, verdade, aproximação com quem comprar o item (uma imagem vende mais do que mil palavras).
O marketing de influência traz inúmeros benefícios a quem investe na estratégia, como:
-acessibilidade, já que é possível formar parcerias sem investimento financeiro, pela troca de produtos pela influência digital;
-confiança, pois o influenciador é alguém em quem o público confia e tem segurança; logo, adquirirá o produto que ele indicou em seu perfil de redes sociais;
-promoção da marca para amigos e familiares, simplesmente pela recomendação do produto. O influenciador não precisa ser alguém famoso ou que faz a propaganda por parcerias, mas também alguém que gostou e indica para seus próximos, gratuitamente.
-os influenciadores são a segunda fonte que uma pessoa utiliza para formar decisão de compra. São “gente como a gente”, um amigo indicando um produto a outro. Mesmo que seja alguém famoso, a sensação existe, já que as redes sociais propiciam essa proximidade.
Como trabalhar o marketing de influência
Primeiramente, produzindo produtos e serviços de qualidade, para haver indicação de influência boca a boca, gratuita, a amigos e familiares dos consumidores.
Você também pode pensar em contratar pessoas famosas e/ou influenciadores digitais para sua estratégia, analisando bem o número de seguidores, seu público-alvo e a interação entre eles. Ofereça parcerias interessantes, vantajosas a ambos, sendo ou não financeiras.
Você pode também contratar agências especializadas em marketing digital, para auxiliar você nesse estudo de público. Vale a pena!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00