- 05/03/2019
- Por: Fernanda Leão
O que é marketing 4.0?
Você já ouviu falar em marketing 4.0? Conhece as formas anteriores à inovação? Leia o texto para conhecer a estratégia e aplicá-la em sua empresa.
Marketing 4.0 – do tradicional ao digital
Phillip Kotler é a referência do marketing digital. O consultor, professor e autor do marketing, de 86 anos, definiu novos padrões de pensamento e execução para o método. Se você supôs que há três outras eras do marketing, supôs corretamente.
O marketing 4.0 surgiu apenas sete anos após o marketing 3.0, e é dele que falaremos a seguir, assim como das outras eras.
O marketing 4.0 se refere à revolução digital. O marketing tradicional ainda será praticado pelas empresas, pois é impossível não destacar as mídias tradicionais, como tevê, rádio e os materiais impressos, mas o marketing digital aumentará cada vez mais agora (redes sociais, internet e dispositivos móveis).
O desafio do marketing digital é envolver cada vez mais o público, que cada vez tem menos tempo e está ainda mais impactado pelos estímulos.
As eras do marketing digital
O marketing digital 1.0 foi a era dos produtos, onde as empresas se esforçavam para se adaptar à preferência e às necessidades dos clientes. Era uma preocupação agradar o consumidor, mas as pessoas tendiam a se adaptar aos produtos lançados.
No marketing 2.0 a preocupação com os consumidores aumentou consideravelmente, especialmente pelo surgimento da concorrência. As empresas precisavam se esforçar para atrair o cliente, porque ele poderia comprar em outra loja. O foco passou a ser o consumidor, não mais os produtos, e a satisfação do cliente.
O marketing 3.0 está assentado em três pilares, ou seja, colaboração, cultura e espiritualidade. O foco está nos valores, no entendimento do consumidor como ser humano, não somente alguém que pode comprar os seus produtos ou serviços.
O que você precisa saber sobre o marketing 4.0
Você já sabe que o marketing 4.0 é a era da revolução digital, é que é preciso envolver o público para melhorar os resultados de sua empresa. Tenha em mente que a internet faz parte da vida do consumidor o tempo todo, portanto suas estratégias precisam estar atreladas à rede.
-Foque na capacidade de incluir mercados emergentes no consumo.
-Os consumidores e empresas estão lado a lado, com fluxo de inovação e influência horizontal.
-Não mais se pensa no indivíduo, mas, sim, no social. Deve-se pensar nas experiências pela internet, nos comportamentos de compra, e no reconhecimento social da empresa, perante os consumidores.
Portanto, é fundamental tornar sua marca humanizada, com estabelecimento de conexão afetiva com o consumidor, de um relacionamento estreito entre marca e cliente. E mais: conteúdo é a palavra-chave do marketing 4.0, pois pode ser o seu diferencial perante a concorrência, e certamente tornará o público fidelizado à sua empresa.
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00