- 28/11/2013
- Por: Ana Barbara Rossato
O que é Inbound Marketing e seus benefícios
Você sabe o que é Inbound Marketing e quais são os seus benefícios?
A expressão pode não ser tão conhecida, mas as práticas de inbound marketing com certeza são muito empregadas. Essa estratégia consiste em gerar conteúdo e informações de valor para os consumidores e usuários da internet, ao invés de investir pesado em publicidade direta pelos recursos tradicionais, como anúncios, e-mail marketing, etc.
Isso pode ocorrer por intermédio de blogs, e-books, redes sociais, podcasts e outros geradores de conteúdo onde é possível indiretamente realizar propagandas e até mesmo coletar dados de pessoas que visitem determinada página, aplicativo, etc.
A metodologia do inbound marketing pode ser dividida em três fases distintas:
- Ser encontrado: atrair tráfego
- Converter: converter o público leitor em leads (contato mais qualificado); converter seus leads em vendas; fidelizar seus clientes para aumentar a margem de venda;
- Analisar: analisar a estratégia para reiniciar o ciclo ou incrementá-lo
Um exemplo de Inbound Marketing na Prática
Para um melhor entendimento da estratégia do inbound marketing, vamos simular um possível projeto com essa estratégia de alcance de público:
- Uma empresa mantém um blog para gerar conteúdo relevante para o público. Por conteúdo relevante se entende qualquer assunto que esteja dentro do nicho de atuação da empresa e que seja útil para os futuros clientes.
- Todo esse conteúdo é trabalhado em cima de palavras-chave que possivelmente são buscadas pelos internautas que estão atrás desse conteúdo e/ou produto disponibilizado.
- SEO é usado para melhorar o posicionamento do conteúdo e alcançar o maior número de pessoas possíveis
- As redes sociais são usadas como ferramenta de fidelização e contato com leads
Por que optar pelo Inbound Marketing ao invés das técnicas convencionais?
Para responder essa pergunta, apresentamos alguns dados:
1 – Cerca de 90% dos usuários de internet fazem pesquisas online. O inbound marketing faz você aparecer para esses internautas.
2 – O custo de uma campanha inbound pode ser 50% menor do que uma campanha tradicional.
3 – Empreendimentos que mantenham conteúdo relevante aumentam em até 60% o seu tráfego, tendo a chance de fidelizar e engajar ainda mais clientes.
4 – Leitores que percebam a qualidade do seu conteúdo irão se tornar, informalmente, promotores da sua marca ao passar para frente a boa experiência. Lembrando que uma opinião na internet pode deixar de ser apenas uma opinião e se tornar um viral.
5 – As estratégias de inbound marketing trazem o público certeiro para a sua empresa: o contato se dará com quem já tem um interesse prévio no que você está apresentando, aumentando as taxas de conversão.
As novas formas de comunicação e de acesso à informação estão revolucionando a forma das empresas contatarem seus leads e fidelizarem seus clientes. Não fique para trás e invista você também no que há de novo no marketing e na publicidade.
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