- 26/01/2022
- Por: Fernanda Leão
O que é Growth Marketing?
Como você já deve ter percebido, existem diversos termos no marketing digital. Mas você já ouviu falar em Growth Marketing? É o nosso assunto de hoje, acompanhe para conhecer tudo sobre ele e o que pode fazer pela sua empresa.
O que é Growth Marketing?
É uma técnica para melhorar os resultados de uma marca por meio de experimentos no seu funil de vendas. São métodos não convencionais, direcionados para o crescimento estratégico da empresa.
É claro que isso é muito bom e pode funcionar no seu negócio, porém o foco do Growth Marketing não é o resultado, e sim a tarefa. Portanto, depende totalmente de quem trabalha no marketing da empresa.
Diferença entre marketing tradicional e Growth Marketing
Você acabou de aprender que o Growth Marketing é uma tática baseada em experimentos. Essa é a sua principal característica, portanto se difere do marketing tradicional porque este atua em práticas já comprovadas.
Sendo assim, o funil de vendas do Growth Marketing não é o mesmo utilizado no marketing tradicional (visitante, lead, oportunidade e cliente). Desse modo, o funil de Growth (= crescimento) é este:
- aquisição;
- ativação;
- retenção;
- receita;
- indicação.
Vamos conhecer cada uma delas?
As etapas do funil de crescimento
Aquisição: quando as pessoas conhecem o seu produto ou serviço. O intuito, nessa fase, é obter leads e tentar a venda, por marketing de conteúdo, formulários e chatbots. Se der certo, o próximo passo é a ativação, quando as pessoas utilizam o produto ou serviço comprado e ficam empolgados com a experiência.
Porém, isso não é suficiente, porque na retenção a empresa se esforça para que o cliente utilize cada vez mais o seu produto. Isso porque a próxima etapa é a receita, na qual os profissionais da empresa testam estratégias para que haja mais monetização com essa compra. De que forma?
Pela indicação, quando esses compradores indicam seus produtos e serviços para amigos e familiares. Elas não farão isso somente porque gostaram do item adquirido no primeiro ponto do funil, mas também porque vão receber recompensas e incentivos. Ambos ganham!
Foco na tarefa, não no resultado
É por isso que o foco do Growth Marketing está na tarefa, pois o crescimento nos resultados vai depender da estratégia dos profissionais da sua empresa. Vender um produto ou serviço é bom, mas se for trabalhado para que haja indicação, muito mais produtos e serviços serão vendidos.
O boca a boca é superinteressante, porque mantém os clientes ativos. Se eles comprarem um item na sua empresa, se sentirem satisfeitos e ainda puderem ganhar incentivos pela indicação, certamente divulgarão o produto ou serviço cada vez mais.
Você já trabalhou dessa forma na sua empresa? Teste o Growth marketing, é um método que pode dar muito certo!
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