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O que é e pra que serve um funil de vendas?
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  • 01/06/2016
  • Por: Fernanda Leão
O que é e pra que serve um funil de vendas?

O que é e pra que serve um funil de vendas?

Muito se fala, quando o assunto é marketing digital, em funil de vendas. Você sabe o que este termo significa? Conhece a sua função? Leia nosso artigo e descubra o que é e para que serve um funil de vendas.

O que é funil de vendas?

Se você se lembrou do objeto doméstico, está correto. Um funil de vendas é um conjunto de etapas que levam a um objetivo. Fazendo uma comparação com o utensílio, são as fases que o líquido leva para chegar ao topo e alcançar a boca da garrafa.

Um bom funil de vendas deve ser previsível e escalável, ou seja, deve tornar possível a subida para outras etapas (pense em um funil com divisões). Ao atingir uma fase, é permitido passar para a próxima.

Etapas do funil de vendas

Ainda no exemplo do objeto de cozinha, pense que o líquido são pessoas e o topo (venda) é a boca da garrafa. A jornada de compra representa o cliente durante a aquisição de um produto, passando por quatro etapas.

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta. Nesta fase do funil de vendas, que está na base, temos vários clientes que precisam ter sua atenção despertada para um produto ou serviço. A função do profissional da empresa é despertar seu interesse pelo item.

Etapa 2 – Reconhecimento do problema. Ao passar para esta fase, temos um número geralmente menor de consumidores. Eles terão que reconhecer que têm um problema, que precisam resolver esta dificuldade e que o seu produto ou serviço pode ser a solução que eles procuram. Por exemplo: uma máquina que faz sorvete de fruta congelada resolve o problema das altas temperaturas de verão.

Etapa 3 – Consideração da solução. Como em um funil comum, cada vez menos pessoas passam pelo funil de vendas. Ou seja, teremos consumidores que conhecem a solução do seu problema, mas não sabem se vão querer resolvê-lo com o seu produto. Aqui, a tarefa da empresa é dar ultimatos, gerar urgência para a resolução de problemas. Ex: dez últimas peças disponíveis.

Etapa 4 – Decisão de compra. O consumidor está a ponto de resolver se sua empresa ofereceu a melhor solução para o seu problema e precisa tomar a decisão de adquirir determinado produto ou serviço seu. Se o cliente está nesta etapa do funil de vendas, pesando as soluções, sua empresa deve ressaltar diferenciais ou oferecer descontos, por exemplo.

Para que serve o funil de vendas

Esse funil é muito importante para orientar o cliente nas etapas de consideração até aquisição do produto. A equipe de marketing deve trabalhar em cada nível para atingir o público dessa fase, planejando seus próximos passos.

Com o funil de vendas, a área de marketing e vendas pode trabalhar com mais eficiência na aquisição de clientes.

Muito se fala, quando o assunto é marketing digital, em funil de vendas. Você sabe o que este termo significa? Conhece a sua função? Leia nosso artigo e descubra o que é e para que serve um funil de vendas.

O que é funil de vendas?

Se você se lembrou do objeto doméstico, está correto. Um funil de vendas é um conjunto de etapas que levam a um objetivo. Fazendo uma comparação com o utensílio, são as fases que o líquido leva para chegar ao topo e alcançar a boca da garrafa.

Um bom funil de vendas deve ser previsível e escalável, ou seja, deve tornar possível a subida para outras etapas (pense em um funil com divisões). Ao atingir uma fase, é permitido passar para a próxima.

Etapas do funil de vendas

Ainda no exemplo do objeto de cozinha, pense que o líquido são pessoas e o topo (venda) é a boca da garrafa. A jornada de compra representa o cliente durante a aquisição de um produto, passando por quatro etapas.

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta. Nesta fase do funil de vendas, que está na base, temos vários clientes que precisam ter sua atenção despertada para um produto ou serviço. A função do profissional da empresa é despertar seu interesse pelo item.

Etapa 2 – Reconhecimento do problema. Ao passar para esta fase, temos um número geralmente menor de consumidores. Eles terão que reconhecer que têm um problema, que precisam resolver esta dificuldade e que o seu produto ou serviço pode ser a solução que eles procuram. Por exemplo: uma máquina que faz sorvete de fruta congelada resolve o problema das altas temperaturas de verão.

Etapa 3 – Consideração da solução. Como em um funil comum, cada vez menos pessoas passam pelo funil de vendas. Ou seja, teremos consumidores que conhecem a solução do seu problema, mas não sabem se vão querer resolvê-lo com o seu produto. Aqui, a tarefa da empresa é dar ultimatos, gerar urgência para a resolução de problemas. Ex: dez últimas peças disponíveis.

Etapa 4 – Decisão de compra. O consumidor está a ponto de resolver se sua empresa ofereceu a melhor solução para o seu problema e precisa tomar a decisão de adquirir determinado produto ou serviço seu. Se o cliente está nesta etapa do funil de vendas, pesando as soluções, sua empresa deve ressaltar diferenciais ou oferecer descontos, por exemplo.

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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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