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O que é e como fazer marketing de comunidade
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  • 21/07/2021
  • Por: Fernanda Leão
O que é e como fazer marketing de comunidade

O que é e como fazer marketing de comunidade

Você já ouviu falar em marketing de comunidade? É uma experiência que envolve as pessoas falando sobre os produtos da sua marca. Quer saber mais sobre o assunto? Leia a seguir.

 

O que é marketing de comunidade?

 

O marketing de comunidade tem como intuito unir os consumidores e potenciais clientes de uma marca, em vários níveis de engajamento e interação entre si.

 

Tem a ver com experiência e conexão entre pessoas, por meio de estratégias virtuais ou físicas.

 

O marketing de comunidade e a sua marca

 

 O marketing de comunidade leva a expectativa do público em primeiro lugar. Sendo assim, as empresas precisam ficar atentas para que essa expectativa coincida com as expectativas da empresa.

 

Isso quer dizer que é preciso adotar uma comunhão de expectativas, que é o que vai definir o posicionamento da empresa, seu tom de linguagem para comunicação, etc.

 

E mais: a partir das expectativas do consumidor a empresa pode estudar o comportamento do público-alvo, entender suas dores e dificuldades, suas necessidades e prioridades, e assim por diante.

 

Isso pode se resumir em três C’s, que são:

 

- captação;

 

- capacitação;

 

- conversão.

 

Captação

 

Na captação, a empresa procura identificar, entre os consumidores, as pessoas que podem se tornar influenciadores,  que têm o perfil desejado para essa estratégia.

 

Essa captação é de membros para a sua comunidade, já que essas pessoas vão se tornar mais do que clientes: elas vão fazer parte de um seleto grupo entre os que compram seus produtos. São os chamados disseminadores da sua marca.

 

Capacitação

 

Na fase de capacitação de clientes, a sua empresa já captou os potenciais disseminadores, as pessoas que poderão fazer parte da sua campanha de marketing de comunidade.

 

Agora é hora de capacitar essas pessoas, para que elas possam ver os seus produtos como algo além do uso comum. Eles poderão mostrar a fundo que conhecem o que você vende, bem como as suas vantagens e desvantagens, podendo revelar detalhes que as pessoas nem sempre conhecem sobre o seu produto.

 

A capacitação geralmente é feita por meio de marketing de conteúdo, nos mais diversos canais de comunicação digital: redes sociais, blog, site, canal de vídeos, etc.

 

Conversão

 

Pela capacitação, as pessoas conhecerão o seu produto e poderão divulgá-lo de diversas formas, levando a sua marca a várias pessoas. Elas poderão, inclusive, criar o seu próprio conteúdo, o que aumenta o alcance da marca e o potencial de conversão.

 

Nesta fase, o marketing de comunidade entra em ação, porque a sua empresa possui muitas pessoas trabalhando em favor dos seus produtos, esforçando-se para que as expectativas das pessoas coincidam com as da empresa.

 

Vamos começar a planejar o marketing de comunidade para sua marca?

 

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