- 21/07/2021
- Por: Fernanda Leão
O que é e como fazer marketing de comunidade
Você já ouviu falar em marketing de comunidade? É uma experiência que envolve as pessoas falando sobre os produtos da sua marca. Quer saber mais sobre o assunto? Leia a seguir.
O que é marketing de comunidade?
O marketing de comunidade tem como intuito unir os consumidores e potenciais clientes de uma marca, em vários níveis de engajamento e interação entre si.
Tem a ver com experiência e conexão entre pessoas, por meio de estratégias virtuais ou físicas.
O marketing de comunidade e a sua marca
O marketing de comunidade leva a expectativa do público em primeiro lugar. Sendo assim, as empresas precisam ficar atentas para que essa expectativa coincida com as expectativas da empresa.
Isso quer dizer que é preciso adotar uma comunhão de expectativas, que é o que vai definir o posicionamento da empresa, seu tom de linguagem para comunicação, etc.
E mais: a partir das expectativas do consumidor a empresa pode estudar o comportamento do público-alvo, entender suas dores e dificuldades, suas necessidades e prioridades, e assim por diante.
Isso pode se resumir em três C’s, que são:
- captação;
- capacitação;
- conversão.
Captação
Na captação, a empresa procura identificar, entre os consumidores, as pessoas que podem se tornar influenciadores, que têm o perfil desejado para essa estratégia.
Essa captação é de membros para a sua comunidade, já que essas pessoas vão se tornar mais do que clientes: elas vão fazer parte de um seleto grupo entre os que compram seus produtos. São os chamados disseminadores da sua marca.
Capacitação
Na fase de capacitação de clientes, a sua empresa já captou os potenciais disseminadores, as pessoas que poderão fazer parte da sua campanha de marketing de comunidade.
Agora é hora de capacitar essas pessoas, para que elas possam ver os seus produtos como algo além do uso comum. Eles poderão mostrar a fundo que conhecem o que você vende, bem como as suas vantagens e desvantagens, podendo revelar detalhes que as pessoas nem sempre conhecem sobre o seu produto.
A capacitação geralmente é feita por meio de marketing de conteúdo, nos mais diversos canais de comunicação digital: redes sociais, blog, site, canal de vídeos, etc.
Conversão
Pela capacitação, as pessoas conhecerão o seu produto e poderão divulgá-lo de diversas formas, levando a sua marca a várias pessoas. Elas poderão, inclusive, criar o seu próprio conteúdo, o que aumenta o alcance da marca e o potencial de conversão.
Nesta fase, o marketing de comunidade entra em ação, porque a sua empresa possui muitas pessoas trabalhando em favor dos seus produtos, esforçando-se para que as expectativas das pessoas coincidam com as da empresa.
Vamos começar a planejar o marketing de comunidade para sua marca?
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00