- 18/09/2018
- Por: Fernanda Leão
O que é CRM e como ele melhora o relacionamento com os clientes
Você já ouviu falar em CRM? Se você não tem ideia do que significa esta abreviatura, mas deseja melhorar o seu relacionamento com os clientes, não deixe de ler este artigo!
O que é CRM?
CRM é a abreviatura para as palavras americanas Customer Relationship Management. Para facilitar, chamaremos também de gestão de relacionamento com o cliente, ok?
Estas letras significam um conjunto de práticas e estratégias de negócio e de tecnologias, com foco no cliente. O CRM pode ser aplicado desde pequenas até grandes corporações, com diversos objetivos.
Podem ser analisadas e gerenciadas as campanhas de interação com os clientes, suas necessidades e desejos de consumo, para aumentar a rentabilidade da empresa pelo aumento nas vendas e também para gerar campanhas mais assertivas de captação de clientes.
Como ele pode melhorar o relacionamento com os clientes
Estas estratégias são chamadas de gestão de relacionamento com o cliente porque armazenam seus dados de contato (nome, telefone, e-mail, endereço), e interações com a empresa (visitas ao site, ao blog ou às redes sociais, ligação telefônica, e-mail, etc.
Porém, o CRM é muito mais do que uma lista de contatos bem gerenciada. Ele fornece à empresa dados valiosos para a equipe de marketing, como as preferências do consumidor e seus leads, transformando os dados em oportunidades de venda.
O CRM rastreia e gerencia as atividades dos clientes em suas plataformas, de forma instantânea. Os e-mails são capturados de forma inteligente, fazendo com que a comunicação da empresa com o consumidor seja personalizada e facilitada.
Você até pode fazer isso por outras formas, mas levará muito mais tempo e talvez não consiga dados tão completos. O tempo desperdiçado em outros métodos pode ser otimizado para criar e ajustar campanhas de vendas.
Se você ainda não acha que a gestão de relacionamento com o cliente pode ser boa para sua empresa, veja mais fatos:
– o CRM integra equipes de trabalho, mesmo quando não estão trabalhando juntas;
– os dados atualizados dos clientes são localizados de forma rápida e inteligente, para facilitar a tomada de decisões;
– planilhas e cadernos não são o melhor meio de fazer anotações, já que isto pode ser feito por um sistema completo, com banco de dados integrado;
– a experiência do cliente será a melhor possível, pois ele será tratado de maneira personalizada, com foco na solução de suas necessidades e desejos.
Experimente o CRM
Utilize o sistema de gestão de relacionamento com o cliente para descobrir que era o que você estava precisando para melhorar os resultados de sua empresa. Não perca mais tempo, pode ser que o concorrente já esteja utilizando esta estratégia inteligente. Com o CRM, você aumentará seu número de clientes e os manterá. Experimente!
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