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O que é CRM e como ele melhora o relacionamento com os clientes
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  • 18/09/2018
  • Por: Fernanda Leão
O que é CRM e como ele melhora o relacionamento com os clientes

O que é CRM e como ele melhora o relacionamento com os clientes

Você já ouviu falar em CRM? Se você não tem ideia do que significa esta abreviatura, mas deseja melhorar o seu relacionamento com os clientes, não deixe de ler este artigo!

 

O que é CRM?

CRM é a abreviatura para as palavras americanas Customer Relationship Management. Para facilitar, chamaremos também de gestão de relacionamento com o cliente, ok?

Estas letras significam um conjunto de práticas e estratégias de negócio e de tecnologias, com foco no cliente. O CRM pode ser aplicado desde pequenas até grandes corporações, com diversos objetivos.

Podem ser analisadas e gerenciadas as campanhas de interação com os clientes, suas necessidades e desejos de consumo, para aumentar a rentabilidade da empresa pelo aumento nas vendas e também para gerar campanhas mais assertivas de captação de clientes.

 

Como ele pode melhorar o relacionamento com os clientes

Estas estratégias são chamadas de gestão de relacionamento com o cliente porque armazenam seus dados de contato (nome, telefone, e-mail, endereço), e interações com a empresa (visitas ao site, ao blog ou às redes sociais, ligação telefônica, e-mail, etc.

Porém, o CRM é muito mais do que uma lista de contatos bem gerenciada. Ele fornece à empresa dados valiosos para a equipe de marketing, como as preferências do consumidor e seus leads, transformando os dados em oportunidades de venda.

O CRM rastreia e gerencia as atividades dos clientes em suas plataformas, de forma instantânea. Os e-mails são capturados de forma inteligente, fazendo com que a comunicação da empresa com o consumidor seja personalizada e facilitada.

Você até pode fazer isso por outras formas, mas levará muito mais tempo e talvez não consiga dados tão completos. O tempo desperdiçado em outros métodos pode ser otimizado para criar e ajustar campanhas de vendas.

Se você ainda não acha que a gestão de relacionamento com o cliente pode ser boa para sua empresa, veja mais fatos:

 – o CRM integra equipes de trabalho, mesmo quando não estão trabalhando juntas;

 – os dados atualizados dos clientes são localizados de forma rápida e inteligente, para facilitar a tomada de decisões;

 – planilhas e cadernos não são o melhor meio de fazer anotações, já que isto pode ser feito por um sistema completo, com banco de dados integrado;

 – a experiência do cliente será a melhor possível, pois ele será tratado de maneira personalizada, com foco na solução de suas necessidades e desejos.

 

Experimente o CRM

Utilize o sistema de gestão de relacionamento com o cliente para descobrir que era o que você estava precisando para melhorar os resultados de sua empresa. Não perca mais tempo, pode ser que o concorrente já esteja utilizando esta estratégia inteligente. Com o CRM, você aumentará seu número de clientes e os manterá. Experimente!

O que é CRMCRMpara que serve o CRMrelacionamento com clientes
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27 anos, publicitária com MBA em Gestão Estratégica de Marketing. Experiência como gestora de marketing institucional, social media e redatora. Tem o Marketing Digital como área favorita e possui como gostos cozinhar, viajar, apreciar futebol, política, etc.
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Formada em Letras, com Pós em Gestão e Mestrado em Marketing e Práticas Web. Além de redatora, também empreendedora do segmento de ensino online e responsável pela criação e publicação de e-books no setor. Paixão por escrever, viajar e partilhar ideias.
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