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O que é co-marketing?
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  • 04/09/2019
  • Por: Fernanda Leão
O que é co-marketing?

O que é co-marketing?

Você já ouviu falar em co-marketing? Sabe que pode melhorar seus resultados? Confira o que preparamos para você sobre o assunto, a seguir.

 

O que é co-marketing?

 

Co-marketing significa marketing compartilhado. Ou seja, são duas empresas que possuem os mesmos interesses e público-alvo, alinhando seus esforços para gerar um impacto que dificilmente conseguiriam sozinhas.

 

Exemplos de co-marketing: companhias aéreas e locadoras de veículos, serviços de entrega e estabelecimentos de alimentação, entre outros.

 

Ou seja, a parceria estabelecida pelo co-marketing não é nova, mas pode ser chamada assim no meio digital. Por aqui, pode ser formada na elaboração de material digital (como um e-book), postagens em redes sociais, blog ou site, infográficos, transmissões ao vivo, etc.

 

Por que trabalhar com co-marketing

 

Existem vários motivos para sua empresa formar parcerias no marketing compartilhado, e nós exibiremos alguns a seguir:

 

-é possível fazer parcerias com empresas que oferecem produtos e serviços complementares, que não sejam concorrentes diretos, mas que os produtos sejam próximos. O impacto, quando oferecidos juntos, pode ser maior do que quando ofertados separados;

 

-a possibilidade de construção de autoridade pelo co-marketing é maior do que quando a empresa trabalha de forma independente. Ou seja, se você está associado a uma empresa especialista no setor, que possui excelente reputação, você se mostrará assim também. Diga-me com quem andas que te direi quem és;

 

-quando se inicia a estratégia de marketing compartilhado, se consegue uma nova audiência. Isto é, antes você alcançava apenas o público-alvo de passagens aéreas; agora, tem alcance também nas pessoas que locam veículos, por exemplo;

 

-no co-marketing, consegue-se fazer mais por menos. Afinal, tudo é dividido, tanto os esforços quanto os custos. Sendo assim, é uma estratégia econômica que tende a gerar resultados  superiores.

 

Como fazer co-marketing

 

Primeiramente, é fundamental escolher para parceria uma empresa relevante no setor de atuação, que tenha boa audiência, que forneça ótimo conteúdo e possua bastante conhecimento, que ofereça produtos complementares aos seus e que seja referência para a sociedade.

 

O planejamento das estratégias de co-marketing deve ser feito com bastante antecedência, para que seja possível conciliar as agendas das duas empresas, inclusive as prioridades e demandas de cada uma.

 

O ideal é que haja reuniões para definir o alinhamento inicial, o conteúdo a ser publicado, o design e as formas de gravação (se for o caso de transmissões), a criação de landing pages, as promoções e outras campanhas, e assim por diante.

 

Para finalizar, tenha em mente que em uma relação de co-marketing, uma empresa deve facilitar para a outra. Às vezes poderão haver impasses, mas é imprescindível trabalhar para que ambas possuam benefícios com a parceria. Se não for assim, não vale a pena.

 

Com quem a sua empresa poderia fazer co-marketing? É hora de pensar na estratégia!

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