- 04/09/2019
- Por: Fernanda Leão
O que é co-marketing?
Você já ouviu falar em co-marketing? Sabe que pode melhorar seus resultados? Confira o que preparamos para você sobre o assunto, a seguir.
O que é co-marketing?
Co-marketing significa marketing compartilhado. Ou seja, são duas empresas que possuem os mesmos interesses e público-alvo, alinhando seus esforços para gerar um impacto que dificilmente conseguiriam sozinhas.
Exemplos de co-marketing: companhias aéreas e locadoras de veículos, serviços de entrega e estabelecimentos de alimentação, entre outros.
Ou seja, a parceria estabelecida pelo co-marketing não é nova, mas pode ser chamada assim no meio digital. Por aqui, pode ser formada na elaboração de material digital (como um e-book), postagens em redes sociais, blog ou site, infográficos, transmissões ao vivo, etc.
Por que trabalhar com co-marketing
Existem vários motivos para sua empresa formar parcerias no marketing compartilhado, e nós exibiremos alguns a seguir:
-é possível fazer parcerias com empresas que oferecem produtos e serviços complementares, que não sejam concorrentes diretos, mas que os produtos sejam próximos. O impacto, quando oferecidos juntos, pode ser maior do que quando ofertados separados;
-a possibilidade de construção de autoridade pelo co-marketing é maior do que quando a empresa trabalha de forma independente. Ou seja, se você está associado a uma empresa especialista no setor, que possui excelente reputação, você se mostrará assim também. Diga-me com quem andas que te direi quem és;
-quando se inicia a estratégia de marketing compartilhado, se consegue uma nova audiência. Isto é, antes você alcançava apenas o público-alvo de passagens aéreas; agora, tem alcance também nas pessoas que locam veículos, por exemplo;
-no co-marketing, consegue-se fazer mais por menos. Afinal, tudo é dividido, tanto os esforços quanto os custos. Sendo assim, é uma estratégia econômica que tende a gerar resultados superiores.
Como fazer co-marketing
Primeiramente, é fundamental escolher para parceria uma empresa relevante no setor de atuação, que tenha boa audiência, que forneça ótimo conteúdo e possua bastante conhecimento, que ofereça produtos complementares aos seus e que seja referência para a sociedade.
O planejamento das estratégias de co-marketing deve ser feito com bastante antecedência, para que seja possível conciliar as agendas das duas empresas, inclusive as prioridades e demandas de cada uma.
O ideal é que haja reuniões para definir o alinhamento inicial, o conteúdo a ser publicado, o design e as formas de gravação (se for o caso de transmissões), a criação de landing pages, as promoções e outras campanhas, e assim por diante.
Para finalizar, tenha em mente que em uma relação de co-marketing, uma empresa deve facilitar para a outra. Às vezes poderão haver impasses, mas é imprescindível trabalhar para que ambas possuam benefícios com a parceria. Se não for assim, não vale a pena.
Com quem a sua empresa poderia fazer co-marketing? É hora de pensar na estratégia!
Avenida Paulista, 1765 - Bela Vista
São Paulo - SP | CEP: 01311-200
Atendimento sob agendamento
Segunda a sexta-feira
Das 08h00 às 18h00