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O que é benchmarking e como usar em seu benefício?
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  • 27/11/2019
  • Por: Fernanda Leão
O que é benchmarking e como usar em seu benefício?

O que é benchmarking e como usar em seu benefício?

Você já ouviu falar em benchmarking? A estratégia pode ser bastante benéfica para sua empresa, quando bem aplicada, melhorando seus rendimentos. Confira mais sobre o assunto a seguir.

 

O que é benchmarking?

 

É um documento onde constam informações detalhadas da sua empresa, bem como a comparação entre a concorrência e ela. Essa comparação é fundamental para saber o que empresas do mesmo segmento estão fazendo e gerar possibilidade de melhoria na sua, pela realização de ajustes.

 

Assim, pelo benchmarking se conhece a fundo o seu local de atuação, sendo ou não o proprietário da empresa, e o estudo visa melhorias em quaisquer setores do seu negócio, tornando-o mais atrativo aos consumidores e clientes.

 

Como utilizar o benchmarking a favor de sua empresa

 

Como você percebeu, para obter melhorias em seu estabelecimento, uma das sugestões é o benchmarking. Por ele, se conhece em detalhes todos os setores da empresa e também os da concorrência, bem como suas estratégias de atuação.

 

Para começar a utilizar o método em sua empresa, recomendamos seguir um passo a passo simples, mas que poderá fazer toda a diferença no futuro do seu negócio. Veja:

 

-escolha os concorrentes que serão estudados, para posterior comparação (recomenda-se até três, de preferência os líderes de mercado);

 

-defina os indicadores para análise, cujas métricas serão acompanhadas;

 

-obtenha os dados para posterior comparação, tanto de sua empresa quanto da concorrência. Você pode consegui-los das outras companhias principalmente por redes sociais, site, blog, dados de eventos ou players de mercado;

 

-faça a comparação dos indicadores, de forma bem criteriosa. Assim, você saberá o que deu tão certo na campanha do concorrente, elevando intensamente seus resultados (ou os mantendo há tempos);

 

-faça um levantamento dos pontos altos e baixos de ambas as campanhas. Tenha especial atenção ao que não deu certo ou não trouxe os resultados desejados, para que a atitude não se repita no futuro, e depois analise o que foi bom, para ser utilizado nos próximos planejamentos de marketing digital da empresa.

 

Devo fazer benchmarking na minha empresa?

 

Como você percebeu, quanto mais se conhece a sua empresa, mais benefícios ela terá. E se você estudar as estratégias da concorrência também, poderá ter resultados ainda melhores, fortalecendo a sua marca no mercado.

 

O benchmarking é uma estratégia que pode destacar a sua empresa perante a concorrência e a comunidade, pois pode trazer ideias valiosas para suas futuras campanhas. Além disso, proporciona conhecimento de ações que não deram certo ou não foram tão boas quanto o esperado, fazendo com que sua empresa não invista em atitudes que a farão perder capital.

 

Portanto, benchmarking é, sim, altamente válido, e nós recomendamos a sua prática. Vamos estudar o passo a passo?

 

 

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